25 Março - 2011

OAB/MA e CAA promovem II Feira da Mulher Advogada

Uma programação que se estendeu até a noite, voltado a um seleto público, que trocou informações, fez negócios, recebeu brindes e teve a oportunidade de assistir a exposições, com temas atuais e palestrantes de reconhecida atuação. Foi assim a II Feira da Mulher Advogada, promovida ontem (24/3) pela OAB/MA e pela CAA

Uma programação que se estendeu até a noite, voltado a um seleto público, que trocou informações, realizou negócios, recebeu brindes e teve a oportunidade de assistir a exposições, com temas atuais e palestrantes de reconhecida atuação. Foi assim a II Feira da Mulher Advogada, promovida pela OAB/MA e pela CAA, ontem (24/03), na Loja Arvy, no Renascença II.

Além de coquetel, stands com produtos que variavam desde famosas gripes de moda feminina até joalherias, imobiliárias e produtos de beleza, houve um ciclo de palestras, iniciado às 16h. A jornalista Adriana Vieira, pós-graduada em Marketing e Comunicação Corporativa e diretora da InterMídia Comunicação Integrada abriu a programação de palestras, com o tema: A Advocacia de Imagem na Era da Informação.

Adriana Vieira abordou os impactos para a carreira e o mercado, com o advento da Web 2.0, considerando uma atualidade de 40 milhões de internautas (IBGE/2008). “Novos paradigmas pedem novas ferramentas”, explicou, comparando o cenário atual e cenário antigo, com ênfase na maior vulnerabilidade da imagem pessoal e/ou empresarial e a necessidade de uma gestão da reputação. “Qualidade hoje é commodity. O relacionamento é o diferencial”, alertou. Em entrevista ao Núcleo de Comunicação da OAB/MA, Adriana enfatizou: “As Assessorias Jurídicas não podem trabalhar sem as Assessorias de Comunicação”  

Com o tema Mulheres de Ação, a engenheira civil, Wilnete Carvalho, agente autônomo de Investimento da CVI (Comissão de Valores Mobiliários), consultora e perita judicial na área financeira falou sobre sua experiência em mais de 14 anos em instituições bancárias, trabalhando com análise de créditos e investimentos. A expositora deu dicas importantes sobre investimentos e abordou temas como: preservação do capital, clubes de investimentos (inclusive formados somente por mulheres), fundos imobiliários como alternativa ao investimento direto em imóveis, renda fixa, recuperação de ativos e o monitoramento dos rendimentos, destacando a importância da informação e de uma assessoria na hora de investir.

Longevidade Saudável - A penúltima exposição do evento ficou sob a responsabilidade da médica Hosana Reis, que abriu a palestra com música e um convite a todas as presentes para alongamentos, relaxamentos e para o que chamou  de “mundo maravilhoso da longevidade saudável”. Membro do Colégio Brasileiro de Medicina Antienvelhecimento e Longevidade, Hosana mencionou a diferença entre Idade Cronológica e Idade Biológica, enumerou as causas do envelhecimento precoce, os principais fatores que afetam a longevidade e outros. “90% das doenças da velhice são evitáveis”, informou.

Crise x Oportunidade - A coordenadora de pós-graduação dos cursos da FGV Direito/RJ Cristiane Abreu, especialista em Gestão Empresarial encerrou a programação com a exposição O Papel da Mulher na Gestão Moderna de Conflitos. Ela fornece números que, em sua opinião, remetem a um “cenário de conflito e crise”: mais de 1.200 universidades e faculdades oferecendo cursos de Direito no Brasil, com 83 mil bacharéis entrando no mercado de trabalho todos os anos e 85% deles reprovados no Exame de Ordem, além dos cerca de 80 milhões de processos tramitando no Poder Judiciário. A partir dos dados, a palestrante citou formas de perceber o conflito de forma diferente, criando oportunidades e mudanças, mostrando características presentes na natureza femininas que têm despertado interesse do mercado.

A II Feira da Mulher Advogada também foi uma oportunidade nova para empresas promoverem a visibilidade de suas marcas, produtos e serviços. A advogada e empresária, Janaina Albuquerque, da grife Evidence, em São Luís, destacou que a Feira da Mulher Advogada é formada por um público “formador de opinião”. “Esse é justamente o público-alvo da loja. A gente consegue falar diretamente para as pessoas que participam, fazem perguntas. É a primeira vez que participo e achei inovador,” analisou.

A advogada Ananda Farias, considerou: “É um evento que tem tudo para crescer. Para o empresariado maranhense é uma forma de construir novos canais de vendas e fortalecer a sua marca, perante uma classe altamente qualificada e exigente”.

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