01 Junho - 2011

OAB/MA é representada no Colégio de Presidentes de Comissões de Jovens Advogados

O presidente da Comissão de Jovens Advogados da OAB/MA, Kleber José Lopes, esteve no Rio de Janeiro, representando a Seccional no Colégio de Presidentes das Comissões de Jovens Advogados.

O evento, ocorrido na sede da OAB/RJ, já acontece há sete anos, reunindo os 27 presidentes das comissões de jovens advogados das seccionais da OAB, mais o Distrito Federal.

Durante três dias, os participantes tiveram oportunidade de assistir a palestras como as do presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous e do presidente da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado Iniciante, Paulo Brincas Os presidentes das comissões apresentaram os projetos e atividades desenvolvidas por cada Seccional, aos advogados em início de carreira, durante o Colégio. Além dos trabalhos realizados pelas seccionais, temas como o aviltamento dos honorários advocatícios, a inserção do jovem advogado no mercado de trabalho e a redução da cláusula de barreira foram debatidos, durante o evento.

COLÉGIO DE PRESIDENTES DAS COMISSÕES SECCIONAIS DOS ADVOGADOS EM INÍCIO DE CARREIRA

RIO DE JANEIRO – RJ

O Colégio de Presidentes das Comissões Seccionais dos Advogados em Início de Carreira, reunidos na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de maio de 2011, após exaustivas discussões e aprovações dos temas submetidos ao Plenário, proclamam a Carta do Rio de Janeiro – RJ, tornando pública sua posição, nos termos a seguir:

SOLICITAR ao Conselho Federal da OAB a concessão de desconto aos advogados em inicio de carreira na inscrição para a Conferência Nacional dos Advogados, que será realizada em Curitiba/PR nos dias 20 a 24 de novembro de 2011, alcançando os mesmos patamares dos acadêmicos,

REQUERER que seja dada a devida importância à criação do piso salarial nacional dos advogados, nos termos do Ofício no. 1116/2011-GPR, Ref. Protocolo no. 2011.19.03993-01, da Presidência do Conselho Federal da OAB. (em anexo)

APOIAR a participação dos Presidentes das Comissões de Apoio aos Advogados em Inicio de Carreira nos compromissos coletivos (entregas de carteiras) de novos advogados.

CONFERIR menção honrosa ao Dr. Francisco Mussinch, pelos trabalhos realizados em prol da Jovem Advocacia.

APOIAR uma maior participação feminina nas atividades da OAB.

INDICA a necessidade de que os descontos da anuidade que alcançam o advogado em inicio de carreira se concretizem em patamares mais agressivos e alcancem os primeiros 5 (cinco) anos de inscrição.

RATIFICAR o desenvolvimento de um projeto de “valorização do advogado”.

DEFINIR como sede do próximo Colégio de Presidentes o Estado de Goiás, ficando a cargo da Comissão da Advocacia Jovem da OAB/GO a organização do evento.

CONSIDERANDO as dificuldades encontradas pelo Presidente Paulo Brincas em reunir a Comissão Nacional de Apoio aos Advogados em Inicio de Carreira (CNAI); Considerando que já estamos na metade da presente gestão e até o momento ocorreu apenas uma única reunião da CNAI; Considerando a necessidade de implementação de projetos fundamentais aos advogados em inicio de carreira, que representam significativa parte dos inscritos nos quadros da OAB e tendo em vista que o advogado em Inicio de Carreira é indiscutivelmente o que mais necessita de amparo da OAB; SOLICITAMOS o necessário apoio do Conselho Federal para que sejam viabilizadas reuniões da CNAI objetivando a elaboração e implementação das Campanhas de Valorização do Advogado, que deve ocorrer ainda durante a presente gestão.

AGRADECER E PARABENIZAR a OAB Jovem/RJ, OAB/RJ, na pessoa de seu Presidente Dr. Wadih Damous, e CAARJ, na pessoa do Dr. Felipe Santacruz, pela calorosa recepção e exemplar organização do Colégio de Presidentes das Comissões Seccionais dos Advogados em Início de Carreira do Rio de Janeiro/RJ.

Com o encaminhamento desta, solicita-se o costumeiro apoio do Conselho Federal e das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil na deliberação das matérias apresentadas.

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 28 de maio de 2010.

Bruno Castro – OAB/MT

Pedro Araújo – OAB/AM