19 Junho - 2018

OAB/MA LANÇARÁ NO PRÓXIMO MÊS UMA CAMPANHA DE COMBATE A FAKE NEWS

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), Thiago Diaz, e a diretora tesoureira da Ordem, Deborah Porto Cartágenes, participaram na manhã desta segunda-feira (18) de uma reunião com o arcebispo metropolitano de São Luís do Maranhão, Dom Belisário, na Catedral da Sé, Centro de São Luís. O encontro teve a finalidade de convidar o representante da instituição religiosa no estado a integrar a campanha de combate e conscientização da população sobre as “Fake news” (notícias falsas).

O lançamento oficial será realizado no dia 5 de julho, no auditório da Ordem, no Calhau. A campanha terá como objetivo ajudar a sociedade a identificar uma notícia falsa e orientar sobre cuidados no compartilhamento.

Criteriosa, a OAB/MA realizará a campanha com rodadas de diálogos e debates sobre a temática, convidando diversas instituições sociais para a discussão, já que as fakes news atingem cidadãos nos mais diversificados setores, causando constante desordem social. “Estamos chamando outras instituições para debater esse momento em que vivemos, com atitudes radicais e posicionamentos extremistas na internet, com notícias inventadas e que ferem os direitos de muitos cidadãos”, comentou o presidente da OAB/MA.

A ideia é fazer um grande lançamento da campanha no próximo mês, em data a ser definida e divulgada pela Seccional Maranhão, chamando instituições de diversos setores para aderir a essa causa. “Todo o aparato tecnológico trouxe benefícios para a comunicação, mas junto com ele vieram alguns problemas, e são esses entraves que deverão ser debatidos na campanha que a OAB realizará, combatendo a disseminação de fake news”, ressaltou Thiago Diaz.

De pleno acordo com a campanha, o arcebispo Dom Belisário, ao receber o presidente Thiago Diaz, disse estar muito motivado para trabalhar em prol da paz e da harmonia mundial. “Fico muito feliz de poder participar desta nobre causa. E vamos trabalhar para acabar com posturas radicais no mundo virtual, com a produção de notícias inventadas, e que trazem no seu teor a destruição da imagem do outro, sem um mínimo de verdade. A OAB pode contar com a nossa força”, ressaltou Dom Belisário.