10 Novembro - 2022

OAB/MA PARTICIPA DO III ENCONTRO DE VICE-PRESIDENTES DOS CONSELHOS SECCIONAIS

Sempre presente nos diálogos que envolvem os principais pleitos da advocacia em âmbito nacional, a OAB Maranhão, por meio da sua vice-presidente, Tatiana Costa, participou do III Encontro de Vice-presidentes dos Conselhos Seccionais. A reunião, que ocorreu de forma híbrida, tratou de temas referentes à tecnologia, candidaturas femininas, marketing e outros.

Em sua fala, a vice-presidente da Seccional Maranhense, Tatiana Costa, destacou a recente criação da Ouvidoria da Mulher Advogada da OAB/MA e da atuação do Observatório de Violência Política contra a Mulher, trabalhos que ganharam força no período de eleições.

“Enfatizamos a criação da Ouvidoria da Mulher, realizada no início deste mês. Falamos também da atuação do Observatório de Candidaturas Femininas, criado nas eleições passadas e que, nas eleições de 2022, ganhou uma nova roupagem com o Observatório de Violência Política contra a Mulher”, explicou a vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa.

Ainda no encontro, a vice-presidente falou sobre a importância de implantar, na Seccional, o sistema de consulta on-line por meio de plataforma. “Falamos também do combate à advocacia predatória e processos de advogados que não têm inscrição suplementar”, finalizou a vice-presidente.

Na abertura dos trabalhos, o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, deu as boas-vindas aos presentes. Depois dele, o coordenador de Tecnologia e Inovação da entidade, Paulo Brincas, fez uma apresentação a respeito do aperfeiçoamento da Tecnologia da Informação do Sistema OAB, uma bandeira de Horn.

Dos temas abordados, ele falou da reestruturação do Programa Anuidade Zero, da migração dos sistemas dos conselhos seccionais, de consultas on-line para a advocacia, e da elaboração do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a garantia da observância da atuação mínima de cinco causas por cada advogado no país. Brincas também tratou dos planos de dar mais eficiência às Caixas de Assistência da Advocacia (CAAs) por meio de convênios.

Também presente no evento, o presidente do CFOAB fez uma breve abertura, agradecendo a parceria de Horn na condução dos trabalhos da diretoria da OAB. “Cumprimento sobremodo meu querido amigo, irmão, co-presidente Nacional da Ordem. No momento que nós passamos, contamos com o seu equilíbrio, parceria, lealdade, atenção, empenho, força e vigor, e tem amparado esta Presidência para que nós possamos atravessar, e tenho certeza que já estamos chegando na outra margem, da pacificação do país, e devo muito ao Rafael”, expressou.

Simonetti seguiu pontuando a importância da posição de vice-presidente. “Tenho certeza de que todas as seccionais têm tido a estabilidade necessária para o momento com alguma turbulência ou outra por conta da presença e da atuação de cada vice-presidente que aqui conosco está nesta manhã. Por isso, recebam, em nome da advocacia brasileira, meu reconhecimento, meu agradecimento por todo o trabalho empreendido nesta quadra histórica que o Brasil atravessa”, pontuou o presidente.