24 Janeiro - 2024

OAB/MA PRESTIGIA A POSSE DO ADVOGADO TARCÍSIO ALMEIDA ARAÚJO COMO MEMBRO EFETIVO, DA CATEGORIA JURISTA, DO TRE/MA

A Diretoria da OAB/MA prestigiou a posse do novo membro efetivo, na categoria jurista, do advogado Tarcísio Almeida Araújo, no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. A solenidade também marcou o início do ano judiciário e administrativo da instituição.
“É um momento de reconhecimento e valorização da advocacia ao ter um representante da classe ocupando um cargo tão importante e estratégico’, disse o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva. Prestigiando a solenidade da Diretoria da OAB/MA, a Diretora Tesoureira, Mariana Berredo, o Secretário Geral, Gustavo Mamede, o Conselheiro Federal e Coordenador de Comunicação do Conselho Federal da OAB/MA, Thiago Diaz, o Conselheiro Federal, Daniel Blume, o presidente da CAAMA, Ivaldo Prado, além de presidentes de Comissões e Conselheiras e Conselheiros Estaduais da OAB/MA.
O advogado Tarcísio Almeida Araújo afirmou “receber com muita responsabilidade a gloriosa missão de somar à atuação de cada um de meus pares e de eficientes servidores/as desta Justiça especializada”. Ele assumiu no lugar de Anna Graziella Santana Neiva Costa, cujo biênio encerrou em agosto de 2023 e cuja vaga estava sendo ocupada, interinamente, pelo jurista Antônio Pontes de Aguiar Filho, membro substituto da Corte. A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente, Desembargador José Luiz de Almeida.
O Corregedor Eleitora, Desembgargador José Gonçalo Filho, foi quem discursou em saudação ao empossado, destacando que o advogado assume no TRE/MA num momento de grande importância para a Justiça Eleitoral maranhense, recentemente coroada com o Selo Diamante no Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça, reconhecimento que evidencia a dedicação e o comprometimento de cada membro da Corte, de juízas e juízes eleitorais, de cada servidora e servidor, e demais colaboradores/as com a excelência nos serviços prestados à sociedade.
Em agradecimento, Tarcísio reiterou seu compromisso de ser um guardião da Democracia ao fazer o juramento. Para ele, a relevância da Justiça Eleitoral é garantir a livre manifestação da vontade popular através do voto. Lembrou que temas como a autonomia partidária, coligações, financiamento eleitoral, inelegibilidade, lei da ficha limpa, cota de gênero, cota racial, fake news, foram enfrentados de forma sempre a garantir a liberdade de voto. Do mesmo modo, antecipou o próximo desafio eleitoral relacionado ao combate à má utilização da deep fake, enfatizando a necessidade de um trabalho árduo pela frente.
As próximas sessões estão marcadas para os dias 23 (9h e 15h), 25 (9h e 15h), 29 (15h) e 30 (15h). Já o plenário virtual ocorre de 22 a 26 de janeiro.