13 Janeiro - 2023

OAB/MA prestigia posse da nova Diretoria do SEBRAE-MA

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão e representantes das Comissões da Seccional prestigiaram a posse do novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Maranhão (CDE), Celso Gonçalo de Sousa, e da diretoria executiva da instituição. O evento aconteceu na noite da última quinta-feira, 12/01.

“O Sebrae é muito importante para o desenvolvimento do estado e dos setores produtivos no qual a advocacia está inserida por meio dos novos nichos como o Agronegócio. A OAB Maranhão já desenvolve parceria com o SEBRAE através de capacitação, promovendo mais acesso à informação, crédito, inovação, tecnologia e apoio gerencial aos negócios em todas as suas frentes e tamanhos”, afirmou o presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva.

A diretoria executiva do SEBRAE-MA é formada por Albertino Leal de Barros Filho (diretor superintendente); Mauro Borralho de Andrade (diretor técnico) e Edila Neves da Silva (diretora de Administração e Finanças). A posse aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, e contou com a presença de autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário do estado e municípios, representantes empresariais, clientes, parceiros, imprensa e demais convidados.

“O Sebrae é uma instituição muito importante para o desenvolvimento do estado e o seu Conselho Deliberativo é formado por instituições comprometidas com isso. Fico honrado de poder contribuir e deixar um legado nessa história”, declarou o presidente do Sebrae, Celso Gonçalo.

Nesta gestão, os novos dirigentes assumiram a missão de fortalecer o ambiente para os pequenos negócios no Maranhão, que fechou o ano de 2022 com 264 mil pequenos negócios ativos, de acordo com dados da Receita Federal e Data Sebrae. Desse total, o Sebrae atendeu 187 mil clientes com soluções digitais e 172 mil de forma presencial, mantendo a sua missão de tornar os negócios desenvolvidos, mais competitivos e sustentáveis, com os inúmeros projetos, programas e ações voltadas para o atendimento ao cliente.

Os dirigentes foram eleitos na 11ª reunião extraordinária do CDE, realizada em novembro do ano passado, para liderar a instituição no quadriênio 2023-2026. Na ocasião, o empresário e presidente da Associação Comercial do Maranhão, Cristiano Barroso Fernandes, foi indicado e teve seu nome aprovado para exercer a função de vice-presidente da instância deliberativa formada por 15 instituições públicas e privadas ligadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios no estado.

“Tivemos um mandato cheio de desafios, mas conseguimos conquistas significativas para os donos de pequenos negócios, fortalecendo o ambiente legal nos municípios maranhenses e a competitividade dos empreendimentos. Ampliamos a nossa presença digital no quadriênio 2019-2022: dos 635,7 mil atendimentos no período, 356 mil foram por meio de nossos canais digitais, enquanto 202,8 mil aconteceram presencialmente”, informa o presidente Raimundo Coelho, lembrando que a instituição ainda comemorou o primeiro cinquentenário em sua gestão.

Representando a OAB/MA, estiveram presentes, o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva; o presidente da CAAMA, Ivaldo Praddo; e o presidente da Comissão do Agronegócios da OAB/MA, Emerson de Macedo Galvão.