16 Junho - 2023

PIONEIRISMO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: OAB/MA APRESENTA À ADVOCACIA SISTEMA QUE INTEGRA PJE E OUTRAS PLATAFORMAS

O setor de informática da OAB/MA apresentou ao Conselho Seccional, nesta quinta-feira (15/06), uma solução tecnológica que agrega sistemas on-line dos Tribunais da base nacional do PJE em todas as instâncias e regiões: 1º grau, 2º, TRF, TRT e TJ, além do sistema da área criminal da Secretaria de Estado do Maranhão e do INSS.

O sistema integrado proporcionará à advogada e ao advogado maior celeridade no acesso aos processos digitais, uma vez que possibilitará o uso dos sistemas em um mesmo ambiente on-line. A advocacia já pode acessar o sistema por meio do link: https://pje-oabma.vercel.app/

“Retornamos o valor da anuidade para a classe por meio de capacitação, da estrutura entregue, como as salas da Advocacia, parlatórios, escritórios compartilhados, além dos investimentos em tecnologia, que fazem a Ordem ainda mais digital”, explicou Kaio Saraiva, presidente da OAB/MA.

Para o coordenador do setor de Tecnologia da OAB/MA, Eliudo Soares, “o sistema pode ajudar até a advocacia que está fora Maranhão”, explicou. A ferramenta contém ainda os links para fazer o download direto dos elementos que compõem a configuração da máquina do advogado por meio de criptografia.

“É um sistema que contém o Java, o PJE-Office, que é assinador integrador do certificado digital do advogado com o Tribunal. Utilizamos mídias que têm o certificado do advogado. Basta clicar para que o profissional tenha acesso a todos os softwares”, afirmou o coordenador.

Investimento em Tecnologia

A OAB Maranhão, com o total suporte do Conselho Federal (CFOAB), está trabalhando com novos equipamentos tecnológicos para melhorar as atividades da classe. São constantes as reuniões com a equipe de Informática da OAB/MA com os representantes do setor de Infraestrutura e Segurança do CFOAB, buscando inovação e segurança da informação.

Nos últimos meses, foram entregues dois equipamentos: um de Firewall e um Switch N7 Matrix para segmentar a rede. Além destes, a OAB/MA recebeu cerca de 20 computadores para envio às Subseções.