22 Setembro - 2011

Presidente da OAB declara: “a Justiça é um bem da sociedade”

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, concedeu na tarde desta quinta-feira (22/09), uma entrevista coletiva à Imprensa maranhense, abordando diversos temas de interesse nacional. Inicialmente, ao falar ao vivo para o repórter Henrique Pereira, da rádio Educadora, o presidente mencionou a realização, em São Luís, do Colégio de Presidentes de Seccionais, que reúne hoje à noite os 27 (vinte e sete) presidentes da OAB,em cada unidade da Federação do Brasil.

Ophir explicou o modo pelo qual a população pode participar do portal Observatório da Corrupção, lançado no mês passado em Brasília, pela Ordem dos Advogados do Brasil, demonstrando que existe a garantia de sigilo nas denúncias enviadas. Ao mencionar a questão da corrupção cometida no País por alguns representantes públicos, reagiu: “os cargos públicos são do povo. O dono dos cargos é o povo brasileiro”.  Mas defendeu a responsabilidade na apuração dos casos, alertando que existem critérios na apuração das denúncias enviadas ao site. Ele divulgou, em primeira mão, que em 15 dias no ar, o portal já recebeu 83 denúncias.

Sobre a ameaças à juízes, respondeu que são “desafios ao Estado brasileiro” e opinou que o Estado possui condições de enfrentar tais desafios. “A Justiça é um bem da sociedade, possui valor constitucional”, classificou.

Ao ser questionado pelo repórter Cícero Adriano, da TV Guará (Record News) sobre o posicionamento da OAB sobre a Comissão da Verdade, respondeu: “A eternização do silêncio não é compatível com o Estado Democrático de Direito”. Ophir Cavalcante abordou ainda diversos temas, tais como Lei de Ficha Limpa, as Eleições Municipais do próximo ano, os crimes cometidos contra os indígenas Awá-Guajá e outros.

A solenidade de abertura da reunião do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais acontece daqui a pouco, às 19h, no Salão Luis de Camões I, do Pestana São Luis Resort. Logo depois será servido um coquetel aos participantes e autoridades presentes.