21 Julho - 2011

Presidente da OAB fará palestra de abertura na VI Conferência Estadual dos Advogados

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante Júnior será o palestrante na solenidade de abertura da VI Conferência Estadual dos Advogados, promovida pela OAB/MA e pela ESA, que acontece de 8 a 11/08, no Centro de Convenções do Hotel Pestana.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante Júnior, será o palestrante na solenidade de abertura da VI Conferência Estadual dos Advogados, promovida pela OAB/MA e Escola Superior da Advocacia (ESA/MA), que acontece de 8 a 11/08, no Centro de Convenções do Hotel Pestana. Além dele, outros juristas de renome vão palestrar no encontro que é uma espécie de preparação para a XXI Conferência Nacional dos Advogados que acontece em Curitiba-PR, no período de 20 a 24 de novembro e que tem como tema: Defesa das Liberdades, Democracia e Meio Ambiente.

Além de presidir a OAB nacional, Ophir Cavalcante é mestre em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Pará, autor de inúmeros artigos publicados em revistas e jornais de circulação nacional, atuou como palestrante em inúmeros eventos jurídicos e mantém escritório de advocacia especializado nas áreas cível e trabalhista.

Desde sua origem, as Conferências Nacionais e Estaduais são referência não só para a Advocacia, mas para o conjunto da sociedade civil e das instituições políticas do País e dos estados. Além de debates envolvendo temas vitais ao interesse público, também são tratada questões corporativas, igualmente importantes, sendo uma excelente oportunidade de promover o diálogo entre advogados, professores, pesquisadores e a comunidade jurídica de um modo geral.

CONFERENCISTAS DE RENOME NACIONAL - Mestre e doutorando em direito previdenciário pela PUC-SP, o advogado Hélio Gustavo Alves é outro palestrante de renome convidado para a Conferência dos Advogados. Professor da Escola Superior da Advocacia em São Paulo, ele também é autor de obras em direito previdenciário.

Também será palestrante na Conferência Marcos Ehrhardt Júnior, professor da Escola Superior da Advocacia em Alagoas (ESA/AL) e da Escola Superior da Magistratura em Pernambuco (ESMAPE) e autor dos livros Revisão Contratual (2007) e Direito Civil: LICC e Parte Geral (2009) e co-organizador dos livros Temas de Direito Civil Contemporâneo (2008), Famílias no Direito Contemporâneo (2009), Leituras Complementares de Direito Civil - Direito das Famílias (2009).

A Conferência dos Advogados terá ainda as palestras de: Bruno Queiroz Oliveira, advogado, mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará, professor de Direito Penal da Faculdade Christus, e conselheiro da OAB/CE na atual gestão; Alberto de Paula Machado, vice-presidente do Conselho Federal da OAB, integrante da Comissão Permanente de Direito do Trabalho e do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem); Dierle Nunes, doutor em Direito Processual pela PUC-Minas/Universitá degli Studi di Roma “La Sapienza”, e professor Adjunto na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MINAS).

Os presentes à Conferência, também poderão conferir as palestras de Marcus Vinícius Furtado, secretário-Geral da OAB nacional, que esteve ano passado na Quinta Jurídica à convite da OAB/MA, e autor de livros como Processo Civil Reformado, Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e Inviolabilidade do Direito de Defesa; Luiz Alberto David autor de obras como Curso de Direito Constitucional e A Proteção Constitucional do Transexual Alberto Zacharias Toron, mestre e doutor em direito penal pela USP, e autor do livro Crimes Hediondos - O mito da repressão penal.

Os advogados Inocêncio Martires Coelho, que também esteve ano passado realizando exposição promovida pela ESA/OAB, possuidor de inúmeros trabalhos jurídicos publicados em revistas especializadas e participante de diversas comissões examinadoras de concursos públicos, congressos, seminários e simpósios, proferindo inúmeras conferências e palestras; e Raimundo Cezar Britto, membro da Associação Luso-brasileira de Direito do Trabalho (JUTRA) e advogado de várias entidades sindicais, movimentos populares e ONG´s, também serão palestrantes da Conferência promovida pela OAB/MA.