01 Abril - 2011

Presidente da OAB/MA pede ampliação de espaços reservados aos advogados nos cartórios do Fórum do Calhau

Após ouvir inúmeras reclamações dos advogados da Ordem e constatar a situação dos espaços reservados ao atendimento de advogados nos cartórios do Fórum Desembargador Sarney Costa, o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, encaminhou ofício ao presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Jamil Gedeon, solicitando providências para o caso.

Após ouvir inúmeras reclamações dos advogados da Ordem e constatar in loco a situação dos espaços reservados ao atendimento de advogados nos cartórios do Fórum Desembargador Sarney Costa, o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, encaminhou ofício ao presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Jamil Gedeon, solicitando providências para o caso.

Macieira esteve na manhã de ontem (31/03), no Fórum de São Luís, onde constatou a precariedade do atendimento e conversou com alguns advogados sobre o pedido ao TJ para disponibilizar um ambiente condigno para que os causídicos exerçam suas atividades.

Para o advogado Jurandir Silva, os balcões instalados nas salas dos juizados do Fórum acabam por isolar o advogado do funcionário do Fórum e dificultar o trabalho de leitura dos processos. “Não é possível ficar mais de duas pessoas nas salas, o espaço é mínimo, a porta abre a todo o momento e acaba batendo nos ombros ou braços da gente, atrapalhando a leitura de um processo”, relata.

A advogada Liene Soares também faz sua queixa. “Além dos espaços mínimos que a gente tem para se locomover, o estacionamento do Fórum está sempre lotado e a gente tem que estacionar bem longe e andar bastante para chegar até o prédio”, diz.

Já a reclamação do advogado Adalberto Gonçalves é sobre uma rampa improvisada na entrada que dá acesso aos cartórios e varas de justiça. “Já vi muitos idosos e pessoas com dificuldade de locomoção esbarrarem nesse degrau. Eu mesmo, já tive esse problema. Outra coisa que precisa melhorar aqui no Fórum são os banheiros, estão sujos e não têm nem mesmo papel higiênico”, afirma.

No ofício encaminhado ao presidente do TJMA, o presidente da OAB/MA solicita “ambiente condigno para os causídicos exercerem suas atividades” e justifica estar atendendo a solicitações verbais de advogados e “cumprindo dever institucional”