06 Fevereiro - 2023

PRESIDENTES DAS SECCIONAIS DAS OABS DO NORDESTE DISCUTEM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E FORTALECIMENTO DAS ESCOLAS DE ADVOCACIA

Com o objetivo de discutir metas e estratégias para o fortalecimento da advocacia no país, o presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, participou do Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil da Região Nordeste, realizado na sede da OAB-PE, no Recife-PE.

A transformação digital das Seccionais e a troca de experiências entre as Escolas da Advocacia com foco na oferta de cursos na capital e no interior foram alguns dos principais assuntos discutidos durante o Colégio, ocorrido no último dia 03/02, com a presença do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, e do coordenador de Comunicação do CFOAB e Conselheiro Federal da OAB/MA, Thiago Diaz.

“Discutimos questões importante para o futuro da nossa Ordem como a transformação digital e o fortalecimento das Escolas de Advocacia. A OAB/MA, por meio da nossa ESA, já investe na qualificação dos profissionais com a oferta de cursos, oficinas, palestras e pós-graduação na capital e nas Subseções. Qualificação é um dos pilares da nossa gestão e a meta é avançar cada vez mais”, disse o presidente Kaio Saraiva. Só no ano de 2022, a Escola Superior da Advocacia Professor José Vera-Cruz Santana da OAB/MA ministrou 91 cursos, somando 404 horas/aula com cerca de 2000 alunos.

Esse foi o primeiro encontro regional de dirigentes das Seccionais nordestinas do triênio 2022-2024 e contou com a presença dos todos os presidentes das nove seccionais da região para o debate de pautas cruciais para o fortalecimento da advocacia no país. “Temos pautas super interessantes e são questões que ainda não confrontamos nessa gestão, questões administrativas da nossa instituição que precisam ser enfrentadas”, afirmou Beto Simonetti ao exaltar a importância do encontro.


Metas e estratégias discutidas

Além da transformação digital e a troca de experiências entre as Escolas da Advocacia, outros tópicos discutidos durante o encontro foram a anuidade e o estabelecimento de fornecedores comuns para as Seccionais visando à redução de custos por meio de compras coletivas.

O anfitrião do encontro, o presidente da OAB/PE, Fernando Ribeiro Lins, realizou a abertura do evento e agradeceu pela presença de todos os presidentes e demais convidados. “É uma honra imensa recebê-los aqui na sede da OAB Pernambuco, sede essa que a gente tem tentado ao máximo utilizar para a realização de eventos e, assim, apresentá-la à parcela da advocacia pernambucana que ainda não conhece a estrutura de que dispomos” afirmou.

Na ocasião, o coordenador do Colégio de Presidentes das Seccionais e presidente da OAB/CE, Erinaldo Dantas, falou sobre o recente deferimento para a adesão da OAB/CE como membro no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), uma das maiores iniciativas de sustentabilidade corporativa do mundo para contribuir com o enfrentamento de desafios da sociedade. “No pacto, estão as metas para até 2030, com o objetivo de garantir o respeito aos direitos humanos, a igualdade entre os sexos e de termos um pacto de transparência", explicou. O coordenador convidou as demais Seccionais para também aderirem ao plano.

Participaram também do encontro o presidente do Conselho Gestor do FIDA, Felipe Sarmento, e os presidentes das Seccionais da OAB/BA, Daniela Borges; da OAB/SE, Danniel Alves Costa; da OAB/AL, Vagner Paes; da OAB/PI, Celso Barros Neto; da OAB-RN, Aldo Medeiros e da OAB/PB, Harrison Targino. O evento contou ainda com a presença do diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ESA), Ronnie Preuss Duarte, da conselheira Federal Adriana Caribé, do coordenador da região nordeste da ESA Nacional, Leonardo Moreira Santos, e do diretor-tesoureiro da OAB/PE, Carlos Barros.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.