02 Março - 2011

Projeto Saúde em Ordem atrai grande número de advogados

Com objetivo de oferecer serviços básicos de saúde e implantar uma cultura de qualidade de vida à classe advocatícia, a CAA e a OAB desenvolveram o Saúde em Ordem, ação com serviços de saúde gratuitos, que foram realizados hoje (02/03), no Fórum Sarney Costa

O juiz aposentado Odom Carvalho fez seus últimos exames de rotina, há três meses. Na manhã de hoje (02/03) decidiu novamente fazer uma verificação durante a ação Saúde em Ordem, iniciativa inédita promovida pela CAA (Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão), em parceria com a OAB/MA, no Fórum Desembargador José Sarney Costa. Após os resultados dos testes, Odom comemorou: “Está tudo OK’”.

Juízes, advogados e profissionais do Direito, em geral, costumam enfrentar um dia a dia intenso em fóruns, tribunais e escritórios e, geralmente, abrem mão de cuidar devidamente de sua saúde com o argumento de que não lhes sobra tempo. Com objetivo de oferecer serviços básicos de saúde e implantar uma cultura de qualidade de vida, a CAA e a OAB desenvolvem a partir de agora o Saúde em Ordem. Uma equipe composta por médicos e fisioterapeutas realizou, gratuitamente, nesta quarta-feira, exames como teste de glicemia, verificação de pressão arterial, perimetria abdominal, avaliação postural e taxa de gordura corporal.

As atividades foram coordenadas pelo membro suplente da diretoria da CAA, o médico e advogado Antônio José Garcia Pinheiro, que também contou com o apoio de estudantes de Medicina da UFMA, no atendimento ao público.

O fluxo de pessoas que se submeteram aos exames surpreendeu até aos membros diretores da CAA: “Planejamos um piloto para analisarmos a receptividade dos advogados à ação. Ainda não consegui fazer os meus testes porque não há vaga na mesa”, afirmou a secretária geral da CAA, Teresinha Marques. Advogados, funcionários do Fórum e o público em geral aproveitaram a iniciativa da Caixa para saber como anda a sua saúde. As principais ocorrências foram as de pressão alta entre o que realizaram os exames, com um detalhe: a maioria declarou-se hipertensa. Taxas de glicemia fora da média também foram identificadas durante a Ação.

“É preciso reduzir os fatores predisponentes da hipertensão. Evitar o cigarro, fazer caminhadas e considerar o histórico familiar em relação à doença também são medidas essenciais, além dos exames de rotina”, considerou Antônio José Garcia. Ele acrescentou que os exames de rotina devem obedecer a uma periodicidade mínima de 6 meses, para os adultos até os 35 anos, e de 3 meses, para aqueles que já alcançaram a casa dos 40 anos.

O ex-presidente da OAB/MA, Raimundo Marques, esteve presente na Ação e também fez os testes. “Vim prestigiar mais essa iniciativa da CAA, não só pelo trabalho desenvolvido pela Direção desta instituição, mas pelo que a OAB/MA tem desenvolvido durante a sua gestão”, declarou.

A partir do mês de março, a Caixa realizará edições da Saúde em Ordem, mensalmente, no Fórum Desembargador José Sarney Costa.

Foto: Handson Chagas