01 Agosto - 2011

Projeto Saúde em Ordem oferece serviços médicos com alerta a advogados sedentários

Nesta segunda-feira (1/08), a OAB/MA e a CAA/MA realizaram mais uma edição do projeto Saúde em Ordem. Segundo a médica que trabalha no consultório médico da CAA, grande parte dos advogados tem vida sedentária, ocasionando o aparecimento do diabetes e da pressão alta.

Nesta segunda-feira (1/08), a OAB/MA e a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAA/MA) realizaram mais uma edição do projeto Saúde em Ordem. Oferecendo serviços como teste de glicemia, verificação de pressão arterial, perimetria abdominal e avaliação postural, o projeto espera chamar a atenção dos advogados e advogadas que militam no Fórum Desembargador Sarney Costa para a prevenção de doenças graves com o diabetes e a pressão arterial alta.

Segundo a médica Vanessa Guará Garcia, que trabalha no consultório médico da CAA/MA, grande parte dos advogados maranhenses tem vida sedentária por conta de uma alimentação errada e sem a prática de exercícios físicos, o que pode ocasionar o aparecimento da diabetes e da pressão alta. “O Saúde em Ordem vem justamente alertar esses profissionais para o cuidado com a saúde por meio do teste de glicemia e da verificação de pressão arterial”, informa.

A médica diz ainda que como muitos advogados alegam não ter tempo para consultas e exames de rotina, o projeto funciona como “ponte” para uma passagem desse profissional por um consultório médico. “Ao verificar que a pressão está alta ou que o teste de glicemia deu um número elevado eles próprios constatam que precisam procurar ajuda médica”, diz.

O advogado Elson Januário Fagundes confirma as afirmações de médica. “Nossa vida é muito corrida, com o estresse do dia-a-dia a saúde acaba ficando em segundo lugar, mas sempre que posso, venho verificar minha pressão, se um dia notar que ela está acima do normal, vou procurar um médico”, declara.

Com cinco meses de funcionamento, o Saúde em Ordem já contabiliza mais de 500 atendimentos. O projeto acontece toda primeira segunda-feira de cada mês. A OAB/MA e a CAA/MA disponibilizam médicos, fisioterapeutas e alunos do curso de Medicina que participam da Liga Acadêmica para Assistência Materno Fetal da UFMA para fazer o atendimento, gratuito, aos advogados