05 Setembro - 2011

Saúde em Ordem completa sete meses e contabiliza mais de 600 atendimentos

Com apenas sete meses de funcionamento, o programa Saúde em Ordem, iniciativa inédita da OAB/MA e Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MA), já contabiliza 675 atendimentos. O projeto acontece toda primeira segunda-feira de cada mês no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, e tem como objetivo oferecer serviços gratuitos de saúde e alertar sobre a saúde de advogados e advogadas maranhenses. Outras categorias da Justiça também também costumam ser beneficiadas durante a ação, como juízes e servidores do Fórum.

A primeira edição do projeto foi realizada em março deste ano e atingiu o número de 150 atendimentos médicos, entre testes de glicemia, verificação de pressão arterial, perimetria abdominal e a avaliação postural. Na segunda edição do projeto, em abril, foram feitos 105 atendimentos; a terceira, em maio, contabilizou 110 atendimentos; na quarta, em junho, 100; a quinta edição foi realizada em agosto, com 100 e na última edição, realizada nesta segunda-feira (05/09) no Fórum do Calhau, foram realizados 110 atendimentos.

Um dos primeiros a fazer teste de glicemia nesta segunda-feira, foi o juiz José Brígido Lages (FOTO), presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA). Ex-presidente da Seccional Maranhão da OAB, ele elogiou o Saúde em Ordem. “Uma excelente iniciativa por parte da OAB/MA e da CAA/MA, espero que tenha vida longa”, afirmou.

Mesmo temerosa de passar pela furada no dedo comum no teste de glicemia, a advogada Régia Mendes de Jesus se submeteu ao aparelhinho que mede o nível de açúcar no sangue e comprovou que está, de fato, com a saúde em ordem. “Doeu um pouco, mas foi necessário. É bom saber se o nosso organismo está realmente saudável”, justificou a advogada.

FÓRUM DO TRABALHO NA AGENDA  - A OAB/MA e a CAA/MA agora vão realizar o Saúde em Ordem também no Fórum Astolfo Serra, da Justiça do Trabalho. Segundo a secretária geral da CAA/MA, Teresinha Marques, a partir de outubro, o projeto passará a ser realizado um mês no Fórum do Calhau e no mês seguinte, no Fórum da Justiça do Trabalho. “A mudança atende reivindicação feita pelos próprios advogados que militam no Astolfo Serra”, explica Teresinha Marques.

Em maio deste ano, os advogados da Justiça do Trabalho também receberam a ação social “Prevenção e Combate à Hipertensão: Defenda essa causa”. Na ocasião, funcionários da CAA e membros da Liga Acadêmica de Transplante e Insuficiência Cardíaca (LATIC) do Hospital Universitário da UFMA, prestaram, gratuitamente, serviços como teste de glicemia, verificação de pressão arterial, perimetria abdominal, avaliação postural e taxa de gordura corporal.