31 Março - 2011

Sindicato dos servidores do Ministério Público solicita apoio da OAB/MA em movimento grevista

O presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Maranhão (SINDSEMP/MA), Valdeny Barros, esteve reunido ontem (30/03) com o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, solicitando apoio para as reivindicações da categoria

O presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Maranhão (SINDSEMP/MA), Valdeny Barros, esteve reunido ontem (30/03) com o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, acompanhado do tesoureiro da Seccional, Valdênio Caminha, solicitando apoio para as reivindicações da categoria. Os servidores estão coletando assinatura de movimentos sindicais e entidades de classe para o abaixo assinado Dignidade para os Servidores do Ministério Público do Maranhão. Novo Plano de Cargos e Salários Já!, contendo uma série de reivindicações que, segundo os representantes, resultam em um “novo padrão remuneratório, assegurando o respeito e a dignidade para a categoria”.

Durante o encontro, o presidente Valdeny Barros considerou: “A OAB hoje tem um papel fundamental no controle de instituições como o Ministério Público”. Os representantes do Sindicato informaram que as reivindicações já foram entregues à Administração Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão desde o dia 27 de setembro do ano passado, sem nenhum acordo. Os servidores denunciam também as péssimas condições de trabalho na capital e nas 108 comarcas do interior do Estado.

O presidente Mário Macieira informou que colocará a proposta de apoio ao movimento para ser votada na próxima sessão ordinária do Conselho Seccional da OAB, em função das determinações do Regimento da instituição.  “Temos todo interesse em mediar uma conversa com a procuradora geral e colocar o tema em discussão no Conselho”, assegurou Macieira. E avaliou: “As denúncias que estão sendo divulgadas em blogs e na Imprensa colocam em xeque a credibilidade da instituição. O Ministério Público sempre esteve na vanguarda da defesa dos direitos sociais, coletivos, no combate à corrupção. Houve um certo refluxo, nos últimos anos”.