10 Fevereiro - 2023

TECNOLOGIA, INTERIORIZAÇÃO E QUESTÕES DE GÊNERO E RAÇA MARCAM O IV ENCONTRO DE VICE-PRESIDENTES DOS CONSELHOS SECCIONAIS

Para levar as principais demandas da advocacia do estado ao Conselho Federal, a vice-presidente da OAB Maranhão, Tatiana Costa, participou do IV Encontro de vice-presidentes dos Conselhos Seccionais, realizado no dia 8 de fevereiro, em formato híbrido.

Tecnologia, interiorização, questões de gênero e raça foram pautas de destaque ao longo da reunião. Os representantes falaram também sobre a necessidade de integração entre todos os vice-presidentes para o fortalecimento da advocacia.

Representando a Seccional Maranhense, Tatiana Costa enfatizou a importância da representatividade feminina e negra, além do esforço da OAB/MA em estar cada vez mais interiorizada, fortalecida nas pautas sociais e em defesa da democracia.

“Sendo advogada, mulher e negra, estive ao lado da OAB Bahia, fomentando, apoiando e trazendo o compromisso de destacar a representatividade da advocacia feminina e negra nos eventos e ações da Seccional. Eu vim das comissões para a diretoria e tenho um grande amor pelas comissões sociais. Faço questão de trabalhar com as nossas comissões”, explicou Tatiana Costa.

Sobre a interiorização das ações da Ordem, a vice-presidente conta que reafirmou o compromisso da OAB/MA em se conectar com as Subseções e Seccionais, em busca de “mais inovação, tecnologia e estar apta a mais programas que sejam implementados pelo Conselho Federal com essa finalidade”, anunciou.

Ainda no Encontro, Tatiana Costa afirmou que a OAB está em constante atuação pela defesa das prerrogativas, do exercício pleno da profissão e combate a todo e qualquer ato antidemocrático.

A OAB/MA estará sempre atuando pela defesa das prerrogativas, do exercício pleno da profissão e combate a todo e qualquer ato antidemocrático. “No dia 8 de fevereiro, completou um mês dos atos em Brasília, por isso, fiz questão de aplaudir a postura da vice-presidente da OAB-DF em defesa do Estado de Direito. A OAB Maranhão estará sempre ao lado da democracia. Enquanto Ordem, esse é o compromisso com o nosso juramento”, finalizou Tatiana Costa.

Também presente no evento, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, afirmou que a união da advocacia brasileira é imprescindível nesse momento. “Agradeço a presença de todas e de todos, que têm emprestado inteligência e força de trabalho à advocacia brasileira em momentos tão difíceis como o que ainda estamos passando, infelizmente. Neste momento, não nos cabe o recrudescimento, mas a resistência, o enfrentamento leal e honroso nessa quadra histórica”, expressou.

Encaminhamentos

Ao final da reunião, os participantes registraram cinco encaminhamentos do encontro:

1) Reforçar o apoio à atuação do Conselho Federal e da OAB-DF em face dos atos antidemocráticos realizados em Brasília em 8 de janeiro e, paralelamente, na defesa das prerrogativas da advocacia e do devido processo legal;
2) Reforçar os aplausos à atuação da OAB-DF em face dos atos antidemocráticos, em defesa da advocacia e do devido processo legal, com moção de aplausos à vice-presidente, Lenda Tariana, e o presidente da CAADF, Eduardo Uchôa Athayde, presentes no encontro;
3) Reforçar o compromisso com a otimização da gestão de dados, ampliando a conectividade das seccionais e a inovação no sistema OAB, além da ampliação e qualificação do banco de dados sobre a advocacia brasileira;
4) Apoiar e fomentar nos Conselhos Seccionais as ações de interiorização da OAB;
5) Fomentar e apoiar a inclusividade e representatividade da advocacia feminina e negra nas ações e eventos nas seccionais.