25 Maio - 2023

TRABALHO DA OAB/MA EM PROL DA POPULAÇÃO FEMININA É DESTAQUE NO FÓRUM ESTADUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES

Olhar para toda e qualquer mulher da nossa sociedade e cobrar das instituições para que seus direitos sejam devidamente atendidos. Nós estamos em São Luís e em 19 Subseções do Estado trabalhando voluntariamente para defender o direito de todas as mulheres maranhenses”. Foi assim que a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA, Nathusa Chaves, definiu o trabalho exercido pela Ordem em prol da população feminina no Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.

O evento aconteceu no dia 24 de maio, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana - Multicenter Sebrae, em São Luís.

Ao lado de mais 9 representantes de órgãos e instituições que defendem os direitos femininos, a CMA integrou o painel temático de combate ao feminicídio, que discutiu o papel da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

Em seu discurso, Nathusa Chaves detalhou como é feito o trabalho da Comissão, tanto internamente quanto externamente junto a outras instituições. Com união, força e trabalho abnegado de cada integrante, a CMA desenvolve diversas ações durante o ano.

“Enquanto Comissão da Mulher e da Advogada, a OAB trabalha, principalmente, para garantir o direito à informação, pois a informação é poder. Para isso, vocês podem e devem contar com a nossa Comissão. E o nosso trabalho é feito em parceria com diversas entidades, como já realizamos na Casa da Mulher Brasileira, junto ao CRAMSV. Que vocês possam, em cada um dos seus municípios, procurar a OAB. Nós estendemos não só a mão, a palavra, mas os espaços da nossa Casa”, comunicou Nathusa Chaves, destacando a presença das representantes das CMA’s de todo o estado.

Também estiveram presentes no evento, a coordenadora das Delegacias Especiais da Mulher, Kazumi Tanaka; a juíza da 2ª Vara da Mulher, Lúcia Helena Heluy; a delegada titular do Departamento da Polícia Civil, Wanda Moura; a diretora da Casa da Mulher Maranhense, Susan Lucena; a diretora da Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz, Gabriela Bonfim.

O evento seguiu no dia 25 de maio. Entre as atividades realizadas, estiveram: apresentações culturais, exposições de programas e projetos da gestão estadual para mulheres maranhenses, além de painéis com palestrantes renomadas no campo das políticas públicas para mulheres, como as ministras das Mulheres, Cida Gonçalves, e dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, que falaram sobre a importância da articulação entre organismos de políticas públicas na gestão pública para mulheres, com destaque aos desafios enfrentados por governos federais, estaduais e municipais na transversalidade dessas políticas.