14 Outubro - 2022

CONSELHO SECCIONAL APROVA CRIAÇÃO DA MEDALHA “JOÃO BATISTA ERICEIRA”

Em sessão extraordinária realizada na última quinta-feira, 13/10, o Conselho Seccional da OAB Maranhão aprovou, por unanimidade, a criação da medalha “João Batista Ericeira''. Essa é uma justa homenagem ao legado construído pelo professor, que faleceu no início da semana, dia 10/10. A medalha será direcionada aos/às próximos(as) diretores(as) gerais da Escola Superior de Advocacia Superior José Vera-Cruz Santana.

O requerimento para a criação da medalha foi proposto pelo conselheiro federal e presidente vitalício da Seccional, Thiago Diaz. “João Batista Ericeira, que tantas contribuições deu à Ordem dos Advogados do Brasil, à nossa Escola Superior de Advocacia, ao mundo jurídico do Maranhão, é merecedor dessa homenagem. A boa parte das advogadas, advogados, magistrados e promotores do corpo jurídico maranhense, João Batista Ericeira lecionou”, explicou Diaz.

Após ouvir a apresentação do requerimento, o presidente Kaio Saraiva reafirmou a importância da medalha. “A partida do professor João Batista Ericeira foi uma perda lamentável para todos nós, que temos um carinho gigante por ele. Sabemos e somos conhecedores do seu entusiasmo pela capacitação, ensino jurídico e do quanto ele era apaixonado pela Escola Superior de Advocacia. Essa medalha representa o reconhecimento que ele merece”, afirmou o presidente Kaio Saraiva.

Na mesma sessão, o conselheiro Thiago Diaz apresentou ainda o requerimento de Moção de Pesar e Solidariedade à família de João Batista Ericeira, que também foi aprovado.

O LEGADO DE JOÃO BATISTA ERICEIRA

Natural de Arari, na região Mearim, o Professor João Batista Ericeira estava com 75 anos e residia em São Luís. Além de advogado, Ericeira era professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e cronista de vários órgãos de imprensa.

Pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Maranhão, o professor Ericeira foi Diretor da Escola Superior de Advocacia Prof. José Vera-Cruz Santana por três mandatos, nos quais atuou como um ferrenho defensor do ensino jurídico, sempre declarando que “o advogado é um eterno estudante”.

Homem de notável saber jurídico, Professor Ericeira, quando esteve à frente da Escola Superior da Advocacia, trabalhou incansavelmente na promoção do ensino jurídico no Maranhão. Ele foi também Conselheiro Federal da OAB Nacional e vice-presidente da Comissão Nacional de Educação.