29 Abril - 2020

ESA MARANHÃO FORTALECE A CAPACITAÇÃO DA ADVOCACIA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

A Escola Superior de Advocacia Prof. José Vera-Cruz Santana segue prezando pela capacitação e atualização do estudante e do profissional do Direito, mesmo com o atual cenário de pandemia da Covid-19.

Para atender às medidas de prevenção ao Coronavírus, a Escola vem inovando e oferecendo conteúdos diversificados por meio virtual, dentre palestras e cursos online, que já recebeu cerca de 40 profissionais da área advocatícia para discutir temas atuais durante o período de isolamento.

Os conteúdos estão sendo transmitidos desde o fim do mês de março e já contou com a participação de palestrantes renomados, como Thiago Diaz, presidente da Seccional Maranhense; os Juízes Rodrigo Fonseca, Iuri Pinheiro e Fabiano Coelho, além dos presidentes de Comissões e Subseções da OAB Maranhão, que realizaram a mediação dos debates.
Em menos de um mês, já foram ofertados 27 eventos online, somando 54 horas de conteúdo. As palestras estão sendo transmitidas por meio de Lives no Instagram da OAB Maranhão (@oabma), totalizando 6025 visualizações até agora, e também pela plataforma Zoom Video Communications, que tem reunido um grande número de inscritos.

O Diretor-Geral da ESA, Antônio Gaspar, destacou a importância de continuar promovendo a qualificação da advocacia, principalmente, nesse cenário adverso. Para isso, a Escola lança mão do projeto TV ESA, que já estava em desenvolvimento e ganhou ainda mais importância.

“A TV ESA já fazia parte do trabalho de implantação do sistema de Ensino à Distância da Escola, mas, com a chegada do Coronavírus, ela ganhou ainda mais força e se tornou essencial neste momento. Continuamos tratando de temas atuais do mundo jurídico e, claro, das adaptações que a classe advocatícia precisa adotar em sua rotina para dar continuidade ao exercício da profissão, respeitando sempre o isolamento social”, pontuou o Diretor-Geral da ESA, Antônio Gaspar.

No Instagram, alguns temas superaram as expectativas e atingiram um grande público, alcançando uma média de 1200 espectadores por evento virtual, número que reforça o interesse da advocacia pelos temas abordados e o trabalho compromissado que a Escola vem fazendo junto aos profissionais.

Para o diretor de Ensino à Distância da ESA, Alfredo Goés, é necessário o acompanhamento do cenário jurídico para levar essas discussões de forma embasada às advogadas e advogados.

“Em um momento tão delicado como esse, a ESA segue firme no propósito de promover a qualificação e capacitação da advocacia e de toda a comunidade jurídica. Para isso, nós temos acompanhado o cenário e a repercussão das medidas provisórias e decisões do STF, para trazer essas pautas jurídicas para o debate e, assim, ajudar a advocacia e a sociedade a entender o impacto que elas trarão para a vida das pessoas e, principalmente, dos trabalhadores”, destacou Alfredo Góes, diretor de Ensino à Distância da ESA.

As pautas debatidas são selecionadas pela Diretoria da ESA, pelas Comissões e subseções da OAB Maranhão, de acordo com a repercussão do tema, impacto gerado para a sociedade e advocacia e, ainda, dicas para adaptar e gerenciar sua rotina de trabalho em meio à crise.

Ao longo dos eventos virtuais já foram debatidos assuntos como Plantão Judicial Cível, Empreendedorismo Jurídico, Desafios nas Administrações Públicas, Leis, medidas provisórias, decisões do STF e também, as ferramentas necessárias para auxiliar a advocacia nesse momento de crise.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.