31 Agosto - 2018

ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA DA OAB MARANHÃO RENDE HOMENAGENS A INSTITUIÇÕES QUE PARTICIPARAM DO CENTENÁRIO DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Na manhã de ontem, 30, o diretor-geral da Escola Superior da Advocacia da OAB Maranhão, professor João Batista Ericeira, participou da solenidade de lançamento da terceira edição da Revista Científica e Tecnológica da Fundação Sousândrade (FSADU).

Na oportunidade, o professor João Batista Ericeira realizou a outorga do diploma pelo centenário do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão à diretora-presidente da Fundação Sousândrade, Evangelina Noronha, e ao conselheiro do Conselho Curador da Fundação, Jhonatan Almada, que também é reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), e ao também conselheiro da FSADU e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor Raimundo Palhano.

Para o diretor-geral da ESA, essa homenagem nada mais é do que um reconhecimento a todo o trabalho e dedicação dos três à organização das celebrações pelo centenário do Curso de Direito. “É uma justa homenagem a todos eles. Pelos relevantes trabalhos prestados à advocacia por meio de seus conhecimentos, bem como pelas suas participações, que foram de fundamental importância, para a realização das celebrações do centenário do Curso de Direito da UFMA”, destacou o diretor Geral da ESA.

“Para mim, enquanto diretora-presidente da FSADU e professora da UFMA, é uma honra muito grande receber tal reconhecimento. È muito importante esse reconhecimento por parte da OAB, por meio da ESA, para todos aqueles que contribuem para uma sociedade melhor. É uma iniciativa que deve ser feita por todas as instituições”, observou a diretora-presidente da FSADU, Evangelina Maria Martins.

“É com muita satisfação que destaco a relevância desta inciativa pela ESA. Tive a honra de integrar o comitê criado no âmbito da OAB e da Escola Superior da Advocacia para a celebração dos 100 anos do Curso de Direito. Foi um trabalho altamente relevante para todos que fazem parte da área do direito. Preciso destacar o trabalho exemplar do professor Ericeira, que com toda sua maestria administrou esse processo, que foi muito enriquecedor para a história do Curso de Direito da UFMA”, destacou o Conselheiro da FSADU e professor da UFMA, Raimundo Palhano.

Para o reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Jhonatan Almada, a OAB está de parabéns por esta iniciativa. “É uma iniciativa muito importante, pois o curso de direito da UFMA é responsável pela formação dos principais quadros políticos e sociais do Maranhão. Você fazer esse reconhecimento a uma instituição que é uma universidade pública que tem dado uma contribuição ímpar para nossa história, por meio da formação de pessoas que têm feito a diferença no Maranhão e no Brasil. Eu acredito que a OAB, ao se associar a este evento e tomar a inciativa de organizar um evento de grande monta como foi a celebração dos 100 anos do Curso de Direito, ela merece todos os elogios por esta iniciativa pioneira”, frisou ele.

No mês de abril deste ano, a OAB Maranhão, por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA), celebrou o centenário de fundação da primeira Faculdade de Direito do Maranhão, como forma de resgatar a memória da instituição. A programação foi marcada por uma exposição iconográfica, pela conferência, que trouxe a temática “A Natureza Contramajoritária da Advocacia”, pela certificação da 1ª turma de especialização em Direito Civil pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pelo lançamento do livro do diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Antônio Oneildo Ferreira. A programação se estendeu até o dia 28 de abril, quando se encerrou a agenda de comemorações dos 100 anos da Faculdade de Direito do Maranhão, com um grande ato de outorga de diplomas e medalhas a autoridades que contribuíram para a história do Direito no Estado.