18 Março - 2011

Expositor da Quinta Jurídica fala sobre Advocacia em mundo globalizado

Em mais de duas horas de exposição, Leonardo Barém Leite, trouxe aos advogados e advogadas do Estado, a reflexão de que a modernidade impôs novas exigências à carreira de advogado. Com o tema Gestão de Negócios, Estratégias para Advogados, ele foi o palestrante da Quinta Jurídica deste mês, realizada ontem à noite, na OAB/MA

A Quinta Jurídica deste mês, realizada ontem à noite (17/03), no auditório da OAB/MA, trouxe, pela primeira vez a São Luís, um dos maiores especialistas em Gestão de Escritórios, Departamentos Jurídicos e em Estratégias de Negócios na Advocacia, o advogado Leonardo Barém Leite.

Com o tema Gestão de Negócios, Estratégias para Advogados, o palestrante foi apresentado à platéia pelo diretor geral da ESA (Escola Superior de Advocacia), Carlos Eduardo Lula e saudado pelo conselheiro federal Ulisses Sousa como “um dos maiores advogados do Brasil”. “Tive a honra de ter sido aluno dele no curso de Gestão em Escritórios e Departamentos Jurídicos da FGV (Fundação Getúlio Vargas), ele é um dos grandes autores na área de planejamento, aquisições e fusões”, afirmou.

Leonardo Barém iniciou a exposição com um breve resgate de sua trajetória, desde a faculdade de Direito na USP (Universidade de São Paulo), quando buscou formação complementar em Administração e Economia. “O curso de Direito dava noções de negócios, mas não uma visão”, justificou a busca por mais conhecimentos na área. Durante o Mestrado em Direito Norte-Americano (Master of Comparative Jurisprudence), em Nova Iorque, observou atentamente o modo de gestão das carreiras dos advogados americanos. “Eu anotava tudo o que eles faziam de diferente, o que havia de inovador para o Brasil e vi o quanto estávamos atrás em termos de gestão jurídica. Quando percebi, já havia escrito 500 folhas”, narrou. Barém classificou a advocacia moderna como complexa. “Cada vez mais o mundo é movido por corporações, empresas. As fazendas estão virando empresas, as pequenas lojas, cadeias de estabelecimentos. É uma tendência mundial. Eu convido vocês a pensar a Advocacia com jeito de negócio”, explicou.

CURSO SUPERIOR EM ADVOCACIA - O expositor provocou a platéia a pensar sobre a necessidade de criação de um curso superior em Advocacia. “Direito é uma base para uma série de carreiras. A Advocacia requer hoje formação específica”, defendeu. A palestra, elogiada pelos participantes, ofereceu dicas e informações importantes aos advogados tais como:  a importância de se antecipar ao que o cliente necessita; a necessidade de que escritórios, de qualquer tamanho, tenham um responsável pela gestão; a preparação do advogado para as mudanças freqüentes exigidas pelo mercado, a aprendizagem com os erros e outros. “Só não erra, quem não faz. Mas é mais barato aprender com os erros alheios”, alertou. Em mais de duas horas de exposição, Leonardo Barém Leite, trouxe aos advogados e advogadas do Estado, a reflexão de que a modernidade impôs novas exigências à carreira de advogado. “São Paulo tem 300 mil advogados. Como se diferenciar? Não basta mais ter conhecimento jurídico e reputação ilibada. É preciso ir além”, considerou.

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.