04 Novembro - 2023

HOMENAGEM AO PROFESSOR JOSÉ VERA-CRUZ SANTANA NO MÊS EM QUE ELE COMPLETARIA CEM ANOS

Dentro da programação de homenagem ao professor José Vera-Cruz Santana, patrono da Escola Superior da Advocacia do Maranhão da OAB/MA, aconteceu o lançamento do livro “O Novo Mundo Contemporâneo”, do professor Guilherme Santana, na última terça-feira, dia 31/10. Na mesma semana foi lançada também mais uma pós-graduação, desta vez direcionada à Advocacia Municipalista.

A obra é uma abordagem do Direito na contemporaneidade e as novas tecnologias e foi escrito pelo coordenador de Informação e Tecnologia da ESA, professor e advogado Guilherme Santana. “Uma honra lançar essa obra em data tão especial de celebração do centenário do nosso patrono”, disse.

“A ESA é o braço educacional da OAB/MA. A sua atuação fomenta a educação continuada para o exercício da advocacia, viabilizando o acesso ao aperfeiçoamento de qualidade para os (as) advogados (as)”, afirmou o presidente Kaio Saraiva.

Nessa gestão, a ESA voltou a organizar e mobilizar a advocacia para os grandes eventos acadêmicos: Conferência Estadual da Mulher e da Advogada, os Congressos da Advocacia do Meio Norte e do Baixo Parnaíba, além das centenas de profissionais contemplados por meio dos cursos oferecidos nas mais variadas áreas.

Sobre o professor e advogado José Vera-Cruz Santana

A ESA desenvolve sua função à altura de quem lhe deu o nome, o professor José Vera-Cruz Santana. Ele se consolidou como um grande profissional na área do Direito por meio de seu trabalho e trajetória de excelência, que deixou um belo legado para a advocacia maranhense e brasileira.

Atuou em várias instituições renomadas do estado, exercendo os mais diversos cargos, como: professor de Legislação do Trabalho na Escola de Administração Pública da Federação das Escolas Superiores do Maranhão; membro do TRE-MA; participante do Conselho Diretor da UFMA; membro da Academia Maranhense de Letras; presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Maranhão; e Conselheiro e vice-presidente da Seccional da OAB/MA.

José Vera-Cruz Santana, além de sua importante contribuição com a construção legislativa nacional e de ter sido um grande advogado, professor e jornalista, foi o autor responsável de obras renomadas, como ‘O PAPEL DO ADVOGADO NO MUNDO EM MUDANÇA’ e ‘PRIVILÉGIOS DO ADVOGADO’.