01 Setembro - 2017

INTRODUÇÃO AO COMPLIANCE E MESA DE DEBATES NO ÂMBITO DO DIREITO TRIBUTÁRIO SÃO OS CURSOS DO MÊS DE SETEMBRO DA ESA

Para o mês de setembro, a Escola Superior da Advocacia do Maranhão (ESA/MA) em parceria com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e com a Escola Nacional de Advocacia (OAB-ENA) traz para a advocacia maranhense o curso Introdução ao Compliance e a Mesa de debates - Temas controversos em processos tributários face ao CPC/2015.

O primeiro curso tem por objetivo, fornecer aos participantes conceitos introdutórios sobre compliance e as bases para a estruturação de um Programa de Integridade Empresarial, apresentação e discussão dos principais dispositivos relativos à legislação anticorrupção aplicável no Brasil e no exterior, os desafios enfrentados pelo Departamento de Compliance e a interação com a legislação brasileira de defesa da concorrência.

As aulas do Curso de Introdução ao Compliance são telepresenciais e acontecerão nos dias 18, 19, 20 e 21 de setembro sempre às 19h, na Sala da ESA e a Mesa de debates - Temas controversos em Processos Tributários face ao CPC/2015, será no dia 14/09 também às 19h.

Advogados e estagiários com a carteira da OAB e adimplentes com a seccional maranhense podem se inscrever gratuitamente. Para os demais profissionais e acadêmicos de outras áreas, serão cobradas taxas com valores a serem confirmados juntos à direção da ESA.

As inscrições para as atividades estão abertas e podem ser feitas "online" pelo site da ESA.

Confira a programação detalhada do curso abaixo:

Curso: Introdução ao Compliance

Certificado: 08h / aulas

18/9 – Segunda-feira

Conteúdo: Conceitos introdutórios ao compliance (breve histórico até os tempos atuais) e os pilares para a estruturação do Programa de Integridade Empresarial.

Professores: Bruno Greca Consentino / Ricardo Inglez de Souza

19/9 – Terça-feira

Conteúdo: Compliance e gestão de pessoas: como lidar com denúncias de assédio moral e assédio sexual ou infrações às políticas internas da empresa. A importância da interação entre Departamento Jurídico Interno, o Departamento de Compliance e a Consultoria Externa.

Professora: Daniela Saboya de Albuquerque

20/9 – Quarta-feira

Conteúdo: Investigações internas e compliance: criação de procedimentos para apuração de denúncias internas, entrevistas com colaboradores, tomada de decisões e implicações legais do processo. Como funciona na prática a investigação interna de casos de compliance.

Professora: Marisa Peres

21/9 – Quinta-feira

Conteúdo: Cartel e corrupção: conceitos e interação entre a Lei de Defesa da Concorrência e a Lei Anticorrupção. As ferramentas legais para contribuir com as investigações (termo de compromisso de cessação, delação premiada e acordo de leniência).

Professor: Renato de Menezes Pires

Mesa de debates: Temas controversos em processos tributários face ao CPC/2015

Promoção: Associação dos Advogados de São Paulo (AASP)

OAB Conselho Federal – Escola Nacional de Advocacia (OAB-ENA)