17 Novembro - 2017

MARCA COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DA FACULDADE DE DIREITO É APRESENTADA À COMISSÃO ORGANIZADORA

Reunida no último dia 13 de novembro, no plenário da OAB Maranhão, a Comissão Organizadora do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão, aprovou a marca comemorativa das festividades do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão.

“Ficamos muito feliz com a apresentação da marca pela jovem Debora que conseguiu captar a essência da academia em uma arte moderna, limpa e que bem traduz a criação da Faculdade. Esse trabalho é o ponto de partida para a celebração do centenário da Faculdade de Direito do Maranhão”, destacou o diretor da Escola Superior de Advocacia, Professor João Batista Ericeira.

Criada pela design Debora Nunes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), a marca foi inspirada na arquitetura da fachada da Faculdade que carrega toda a história do Curso de Direito. “Minha inspiração para o desenvolvimento da marca foram os casarões dos prédios históricos de São Luís. A própria fachada da Faculdade também serviu de motivação para desenvolvimento deste trabalho”, explicou a design Debora Nunes.

Outra importante deliberação da reunião ficou por conta da mudança do nome da medalha que homenageará 10 personalidades do direito a ser entregue no dia 28 de abril de 2018, data em que será celebrado o centenário da Faculdade de Direito. A medalha trará agora o nome de Domingos Perdigão um dos fundadores da Faculdade de Direito do Maranhão.

Foi deliberada ainda durante a segunda reunião além da aprovação da marca e da mudança do nome da medalha a realização de um Seminário Comemorativo do Ensino Jurídico no Estado e também a realização de uma exposição fotográfica a serem realizados no ano de celebração do centenário.

Sobre a comissão:

Como forma de reconhecer a história da Faculdade de Direito do Maranhão, a OAB Maranhão e a Escola Superior de Advocacia criaram ainda no mês de agosto, durante a VIII Conferência Estadual da Advocacia da OAB/MA, a Comissão Organizadora do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão, da qual também fazem parte o Conselho Federal da OAB, a Academia Maranhense de Letras (AML), a Academia Maranhense de Letras Jurídicas(AMLJ), o Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública (CECGP), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (UFMA), a Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA), o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), a Escola de Formação de Governantes (EFG) e o Centro Ignácio Rangel.

O próximo encontro ficou marcado para o dia 15 de dezembro. Participaram da segunda reunião da Comissão, o Diretor Geral da ESA, João Batista Ericeira, a representante da UEMA, Jaqueline Alves da Silva Demétrio, o representante da EFG, Raimundo Nonato Palhano, o representante do Centro Ignácio Rangel, José Rossini Campos.