21 Outubro - 2015

Mediação e arbitragem são debatidas em evento na OAB/MA

Evento debateu as novas perspectivas para a advocacia com a prática da solução de conflito extrajudicialmente

A OAB/MA, por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA/MA), em parceria com a Associação Comercial do Maranhão (ACM/MA), Federação das Associações Empresariais do Maranhão (FAEM) e Confederação das Associações Comercias e Empresariais do Brasil (CACB) promoveu nesta segunda-feira (19) a palestra "Mediação e Arbitragem: novas perspectivas para a advocacia" proferida pelo advogado e presidente da CBMAE-MA, Ivaldo Praddo, e pelo coordenador da CBMAE, Eduardo Vieira. Além dos palestrantes, compuseram a mesa de abertura o diretor geral da ESA/MA, Fabiano Lopes, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Windsor Silva Santos.

Ao fazer a abertura do evento, Fabiano Lopes, destacou a importância da iniciativa como forma de debater mais uma área de atuação para os advogados. "A conciliação será, sem dúvida um terreno fértil para a nova advocacia", pontuou. Na sequência foi a vez de o palestrante Eduardo Vieira discorrer sobre a prática de arbitragem e mediação. "Não tem como falar em solução de conflito sem a presença de um profissional do Direito", disse.

Eduardo Vieira discorreu, ainda, sobre o atual cenário do poder judiciário no qual tramitam 100 milhões de processos que chegam a levar até 10 anos para ser julgado. Ainda segundo Eduardo, apenas 30% da população brasileira tem acesso à justiça. Para ele, a realidade brasileira impõe a necessidade de outros meios que garantam o acesso à justiça por parte da sociedade. "Sem dúvida a arbitragem será mais um produto para atuação do advogado em nosso mercado", destacou.

Por fim, o presidente da CBMAE-MA, o advogado Ivaldo Praddo, falou sobre o funcionamento da Confederação cujo braço maranhense foi instalada nesta segunda-feira em solenidade na Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA) onde o órgão irá funcionar. "Entendemos que os meios extrajudiciais para solução de conflito são uma realidade e o advogado é fundamental nesse processo. Por isso temos buscado a parceria da OAB/MA para debater essa matéria", afirmou.

No dia 27 a palestra sobre o tema será realizada no auditório da Subseção de Imperatriz.

Foto: Handson Chagas