01 Junho - 2020

METODOLOGIA DA PESQUISA NO DIREITO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA É TEMA DE MINICURSO ONLINE

Saber elaborar um projeto de pesquisa é essencial para advogadas e advogados que desejam uma vaga no mestrado em Direito da UFMA. Por isso, o Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça - PPGDIR/UFMA, com o apoio da Diretoria de Pós-Graduação da Escola Superior de Advocacia Prof. José Vera-Cruz Santana, promoverá o minicurso online “Introdução à Metodologia da Pesquisa no Direito e elaboração de Projetos de Pesquisa” nos dias 6 e 13 de junho, das 8h às 12h30.

Ao longo da capacitação, serão fornecidas ferramentas e orientações para a elaboração do projeto de pesquisa, que auxiliará os participantes no processo seletivo de Mestrado. Cada aula será transmitida pela plataforma Google Meet.

Quem ministrará os conteúdos é Cláudio Alberto Gabriel Guimarães, Doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco e em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente, é Pós-Doutorando pela Universidade de Lisboa com área de estudos em Teoria da Pena.

Ao lado de Guimarães, estará a Pós-Doutora em Direito Sanitário pela FIOCRUZ/Brasília/DF, Edith Maria Ramos Barbosa, que também é Doutora em Políticas Públicas pela UFMA, Mestre em Direito pela UFMG e Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça -  PPGDIR/UFMA.

As inscrições têm o valor de R$ 70,00 para jovens advogados e estudantes; R$ 80,00 para advogados e R$ 100,00 para outros profissionais. O valor arrecadado com as inscrições será revertido, via convênio, ao PPGDIR.

No fim do minicurso, os participantes receberão certificado de 10 horas. As inscrições podem ser feitas pelo site da ESA.

Serviço:

O quê: Curso Online
Tema: “Introdução à Metodologia da Pesquisa no Direito e elaboração de Projetos de Pesquisa”
Quando: 6 e 13 de junho
Local: Google Meet
Inscrições: Site da ESA
Valores: R$ 70,00 (jovens advogados) R$ 80,00 (advogados) e R$ 100,00 (outros profissionais)

Palestrantes:

Cláudio Alberto Gabriel Guimarães - Doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco e em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente, é Pós-Doutorando pela Universidade de Lisboa com área de estudos em Teoria da Pena.

Edith Maria Ramos Barbosa - Pós-Doutora em Direito Sanitário pela FIOCRUZ/Brasília/DF, Doutora em Políticas Públicas pela UFMA, Mestre em Direito pela UFMG e Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça - PPGDIR/UFMA.