10 Outubro - 2022

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROF. JOÃO BATISTA ERICEIRA

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), e a Escola Superior de Advocacia Prof. José Vera-Cruz Santana solidarizam-se com a classe advocatícia, os familiares e amigos do advogado João Batista Ericeira (OAB-742), falecido na madrugada desta segunda-feira (10), em consequência da ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva.

Natural de Arari, na região Mearim, o Professor João Batista Ericeira estava com 75 anos e residia em São Luís. Além de advogado, Ericeira era professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e cronista de vários órgãos de imprensa.

Pela Ordem dos Advogados do Brasil, o professor Ericeira foi Diretor da Escola Superior de Advocacia Prof. José Vera-Cruz Santana por três mandatos, nos quais atuou como um ferrenho defensor do ensino jurídico, sempre declarando que “o advogado é um eterno estudante”.

Homem de notável saber jurídico, Professor Ericeira, quando esteve à frente da Escola Superior da Advocacia, trabalhou incansavelmente na promoção do ensino jurídico no Maranhão. Ele também foi Conselheiro Federal da OAB Nacional e vice-presidente da Comissão Nacional de Educação, onde promoveu projeto “Diálogos Pelo Direito à Educação”, que tinha por objetivo mobilizar os atores do processo educacional do Maranhão para enfrentar os problemas e desafios das políticas deste setor nos municípios maranhenses.

Professor João Batista Ericeira era Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas pela Universidade Norte-Americana Emil Brunner e Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília, profissional nacionalmente respeitado e cultivador de notáveis conhecimentos. Foi professor da UFMA, articulista no jornal O Imparcial, Presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, Vice-Diretor-Geral da Escola de Formação de Governantes do Maranhão, Vice-Diretor da Associação Brasileira de Advogados Eleitorais (ABRAE), Presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA/Seccional Maranhão), Presidente da Associação Maranhense de Advogados – AMAd. Era Sócio majoritário do escritório “João Batista Ericeira Advogados Associados”, bem como membro do Instituto dos Advogados do Brasil e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Entre outras grandes atuações na área jurídica ao longo de décadas dedicado à advocacia.

O velório está acontecendo no Salvatore Jardim da Paz, unidade Calhau. Às 16h, acontecerá o sepultamento no Cemitério do Gavião, em São Luís.

São Luís(MA), 10 de outubro de 2022.

Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão.