13 Outubro - 2017

OAB MARANHÃO PREPARA VASTA PROGRAMAÇÃO PARA CELEBRAR O CENTENÁRIO DA FACULDADE DE DIREITO DO MARANHÃO

Como forma de reconhecer a história da Faculdade de Direito do Maranhão, a OAB Maranhão e a Escola Superior de Advocacia criaram ainda no mês de agosto, durante a VIII Conferência Estadual da Advocacia da OAB/MA, a Comissão Organizadora do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão, da qual também fazem parte o Conselho Federal da OAB, a Academia Maranhense de Letras (AML), a Academia Maranhense de Letras Jurídicas(AMLJ), o Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública (CECGP), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (UFMA), a Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA), o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), a Escola de Formação de Governantes (EFG) e o Centro Ignácio Rangel.

“É um momento histórico para a advocacia poder celebrar 100 anos da Faculdade de Direito do Maranhão. Grandes nomes da advocacia maranhense passaram por lá e deram sua contribuição para Ordem, para os advogados e para a sociedade. Nada mais justo podermos lembrar, nessa data, daqueles que fizeram a história do Curso de Direito”, destacou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

O Curso de Direito no Maranhão foi criado em 28 de abril de 1918, com a fundação da Faculdade de Direito no Maranhão. Em 26 de outubro de 1966 a graduação foi integrada à Universidade Federal do Maranhão. Assim, em abril de 2018, será celebrado o Centenário do Curso de Direito no Estado.

No último dia 09 de outubro, a Comissão teve sua primeira reunião, realizada no Plenário da Ordem, onde representantes das entidades participantes deliberaram sobre os primeiros passos a serem dados rumo à celebração do centenário do curso de direito.

Na oportunidade, ficou acertado como parte da programação do evento a realização de um Seminário Comemorativo do Ensino Jurídico no Estado; outorga da Medalha Cândido Mendes a autoridades e professores do Curso de Direito, que acontecerá em Sessão Solene a ser realizada na Ordem; publicação de coletânea de livros sobre o centenário do Curso e concurso de monografias voltados para todos os Cursos de Direito do Estado.

Para o professor João Batista Ericeira, Diretor Geral da ESA, é apenas o primeiro passo para a celebração de algo tão grandioso. “Essa foi nossa primeira reunião de muitas que irão acontecer até o grande ato de celebração de data tão importante que é a comemoração do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão. Importante decisões foram tomadas hoje, para que possamos preparar uma grande celebração no ano que vem”, apontou.

Ao final os participantes definiram que será realizada uma reunião por mês até o grande ato em abril de 2018. O próximo encontro ficou marcado para o dia 13 de novembro. Participaram da primeira reunião da Comissão, o Diretor Geral da ESA, João Batista Ericeira, o diretor do CECGP, Sérgio Victor Tamer, a representante da UEMA, Jaqueline Alves da Silva Demétrio, o Diretor do IEMA, Jhonatan Almada, representante do IHGM, Euges Silva de Lima, o representante da EFG, Raimundo Nonato Palhano, e o representante do Centro Ignácio Rangel, José Rossini Campos.