16 Fevereiro - 2020

OAB MARANHÃO PROMOVE EXTENSA PROGRAMAÇÃO PARA INÍCIO DO ANO LETIVO DA ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA

A OAB Maranhão abriu oficialmente o calendário de atividades acadêmicas da Escola Superior de Advocacia – ESA nesta quinta-feira, 13, com uma extensa programação durante todo o dia, com direito a um café da manhã, I Colégio de Delegados e Aula Magna, ministrada pelo professor Pedro Barreto.

Pela manhã, um café da manhã reuniu representantes das principais instituições de ensino superior da cidade com o intuito de reforçar a importância das parcerias para promover eventos que garantam a qualificação dos estudantes e profissionais de Direito.

No discurso de abertura do Café da Manhã, o diretor tesoureiro da OAB/MA, Kaio Saraiva, pontuou a missão da Seccional em relação ao fortalecimento e defesa das prerrogativas da advocacia. “Trabalhamos para que os nossos advogados possam exercer sua profissão com qualificação”, discursou Saraiva, parabenizando a ESA pelo trabalho desenvolvido no ano de 2019.

Dando continuidade à programação matinal, Antônio Gaspar, diretor geral da ESA, apresentou os resultados da Escola e a concretização das atividades realizadas, além de citar o trabalho feito pelas subseções. “Nosso principal objetivo é a constante valorização da advocacia, assim como promover a inclusão social e profissional. Por isso a importância de realizarmos diversos cursos, como o curso preparatório para mestrado”, lembrou o diretor, que destacou ainda a credibilidade da marca OAB e como esta tem relevância em âmbito nacional.

Ainda no Café da Manhã, Marcelo de Carvalho Lima, diretor de Pós-Graduação da ESA, destacou o compromisso da ESA em qualificar e preparar cada vez mais os estudantes e profissionais do Direito. “Precisamos trabalhar em sinergia com as faculdades para promover a qualificação da advocacia. Neste ano, nós temos um projeto para iniciar a terceira turma de pós-graduação em Advocacia Trabalhista, dois projetos para turma de Advocacia Tributária e, uma área que a gente ainda não tem, mas que é possível ter: Advocacia Criminal”, pontuou Lima.

O diretor de Ensino à Distância da Escola Superior de Advocacia, Alfredo Góes, destacou a importância da parceria entre a OAB Maranhão e as faculdades para estar mais próximo dos advogados e estudantes de Direito. “Estamos pesquisando opções de plataformas que possibilitem a disseminação de conteúdos específicos para as faculdades e também para o interior do Estado. Estamos firmando um convênio para utilização da plataforma da UEMA, que já possui grande experiência no ensino à distância e possibilitará o acesso ao conhecimento”, afirmou Alfredo Góes.

Na oportunidade, finalizando a programação da manhã, a gerente comercial do Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPOG, Vanessa Tavares, valorizou a importância da parceria com a Seccional do Maranhão. “É sempre uma honra estar presente nos eventos da Seccional. Nós estamos juntos para trazer cursos e especializações, pois não tem nada mais importante que o ensino. Nós estamos sempre de portas abertas para a OAB/MA”, afirmou.

Na parte da tarde, a ESA promoveu o I Colégio de Delegados da Escola e à noite, a programação contou com a Aula Magna da Escola, que trouxe um dos grandes nomes do Direito, professor Pedro Barreto, para abordar o tema “A Advocacia da terceira década. Empreendedorismo, estabilidade profissional e prosperidade financeira”.

O presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, fez as honras da Casa ao professor Pedro Barreto e declarou aberto o ano letivo da Escola Superior de Advocacia. Em seu discurso de abertura, Diaz parabenizou o trabalho feito pela ESA e reafirmou o compromisso da Seccional de estar sempre próxima dos estudantes.

“Vocês são o presente das entidades jurídicas e aquilo que nós vamos ter na advocacia do amanhã. Por isso, é muito importante que vocês entendam o papel do advogado no Estado Democrático de Direito, como defensor das liberdades, das garantias e dos direitos”, finalizou o presidente, passando a palavra ao ministrante da Aula Magna.

Durante a aula, o professor enfatizou a necessidade de adaptação dos profissionais da advocacia ao mercado e suas transformações, citando como exemplo o avanço da tecnologia. “Estamos na era da advocacia em que o advogado não é mais apenas um estudioso, que conhece as teses para apenas aplicá-las como solução para uma causa a ser patrocinada. O advogado do século XX não tinha as preocupações que nós temos que ter hoje. É preciso estar atento a essas mudanças e acompanhá-las para se manter no mercado”, afirmou Barreto.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.