14 Junho - 2016

OAB-MA E UFMA FIRMAM CONVÊNIO PARA OFERTAR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Em uma cerimônia realizada no plenário da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB-MA), foi firmado na tarde de ontem, 13, um termo de cooperação técnico-científico entre a OAB-MA e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), com o objetivo de ofertar aos advogados e estudantes de direito o Curso de Especialização lato sensu em Direito Processual Civil.

“É apenas o primeiro passo nesta caminhada que se inicia. Desejo que avance para mestrados e doutorados”, expôs o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz. Ele destacou ainda que a qualificação do advogado é um dos seus principais objetivos. “É um foco, um sonho nosso realizado poder ofertar esta qualificação aos advogados de forma módica. Capacitar os advogados é um compromisso incessante que assumi com a advocacia maranhense. É a grande bandeira da nossa gestão. Será uma parceria profícua e de sucesso e que só irá engrandecer ainda mais o nome da Ordem dos Advogados do Brasil”, enfatizou.

A reitora da UFMA, Nair Portela, enalteceu a importância de unificação das entidades entorno de um bem comum, que é a qualificação dos profissionais do direito. “Essa responsabilidade é dupla, politicamente dupla pelo caminho da nossa instituição de estarmos trabalhando com a formação dos profissionais, tanto na linha de graduação e de pós-graduação e também pela linha da Ordem que agora está também primando pela qualificação dos profissionais. Então, nada mais justo do que reunir pessoas que comungam do mesmo desejo político e social que é levar conhecimento aos advogados.”, afirmou, Nair Portela.

O termo de cooperação técnico-científica firmado entre as entidades tem a duração de dois anos e visa a realização de atividades conjuntas em cooperação, voltadas a atender as necessidades acadêmicas dos profissionais vinculados à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão, especificamente, por meio da oferta do Curso de Especialização lato sensu em Direito Processual Civil, com fundamentos voltados à melhor qualificação e formação desses profissionais.

Em pouco mais de 150 dias de gestão, a OABMA qualificou quase três mil profissionais do direito, ofertou mil vagas para o PJE e tem organizado cursos de atualização sobre o novo CPC com juristas renomados como Elpídio Donizete, Luiz Rodrigues Wambier e Fabiano Lopes.

Participaram da assinatura do termo além do presidente da Ordem e da reitora da UFMA o Diretor Geral da ESA, João Batista Ericeira, o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFMA, Fernando Carvalho, o Coordenador do Curso de Direito da UFMA, professor Raimundo Nonato Serra Campos Filho, a Coordenadora do Termo de Cooperação Técnica, professora Lucylea Gonçalves França, o Coordenador do Núcleo de Estudos em Orçamento, Finanças e Tributações da UFMA e Coordenador de Especialização em Direito Tributário e Direito Processual Tributário, professor Fabiano Lopes, o Chefe do Departamento de Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Wellington de Carvalho, professor do Curso de Ciências Contábeis da UFMA, Walber Pontes, o Conselheiro da OAB-MA, Roberto Gomes, a Diretora Executiva da ESA, Lilianne Furtado e o Corregedor Nacional a OAB-MA, Erick Bezerra.