30 Agosto - 2013

OAB/MA realiza, com sucesso, I Curso de Iniciação à Advocacia

Atividade fez parte da programação organizada pela Seccional Maranhense para recepcionar os novos advogados

A OAB/MA, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA/MA) em parceria com a Comissão de Jovens Advogados, realizou nos dias 27 e 28 o I Curso de Iniciação à Advocacia voltado para advogados recém-formados e estudantes de Direito do 9º e 10º períodos. A capacitação, com duração de 8h/aula, foi realizada no auditório da Seccional Maranhense no bairro do Calhau. A abertura do evento foi feita pelo presidente da comissão de jovens advogados, Bruno Leal, e pelo diretor da ESA/MA, Rodrigo Lago.

O primeiro dia contou com palestras ministradas pelo diretor da ESA/MA, Rodrigo Lago,  e pelo presidente da Comissão de Sociedade de Advogados, Gustavo Rocha, que trataram, respectivamente sobre a “Ética na Advocacia” e “Processo Judicial Eletrônico – PJE”. Na ocasião, o diretor da ESA ressaltou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo, com esse primeiro curso, é contribuir com o início da carreira dos jovens advogados, momento muito difícil para a maioria deles”, destacou Lago, acrescentando ser impossível a qualquer profissional sair complemente preparado para a carreira jurídica razão pela qual a Seccional Maranhense resolveu realizar essa capacitação.

Ao discorrer sobre a ética, Lago ressaltou a importância de o advogado adotar uma conduta compatível com o exercício da advocacia, respeitando a legislação que rege a atividade. Discorreu sobre sanções previstas no caso do descumprimento de alguma dessas normas e concluiu realçando a importância de o advogado primar sempre pela valorização do trabalho da advocacia.

A noite do primeiro dia debates foi encerrada com a palestra do advogado Gustavo Rocha. Ele falou sobre o processo judicial eletrônico nas diversas áreas de atuação do advogado e que vem exigindo muito de todos os profissionais, sejam eles recém-formados ou não. “Existem hoje inúmeros sistemas em uso para quem exerce a advocacia, uma novidade para a maioria dos advogados”, pontuou.

No segundo dia, os temas abordados foram “Advocacia nos Tribunais” e “Gestão de Escritórios, cobrança de honorários e marketing”, debatidos, respectivamente, pelo conselheiro seccional da OAB/MA e professor universitário, Sidney Rocha, e pelo conselheiro e diretor tesoureiro da OABMA, Marco Lara. Sidney, inicialmente, elogiou a iniciativa da Seccional Maranhense ao realizar o I Curso de Iniciação à Advocacia o que, para ele, é um importante estímulo ao crescimento, ao aperfeiçoamento profissional e, na sequência, falou sobre como deve se dá a atuação dos advogados nos tribunais.

Sidney disse que a atuação dos advogados nos tribunais deve se dá com zelo, prudência e ética. Ressaltou a necessidade de atentar para alguns mecanismos de defesa de sua tese tais como os memoriais os quais, segundo afirmou, devem ser claros, coeso, de leitura fácil e agradável, e a sustentação oral. Neste caso, disse que é importante o advogado se pronunciar de forma clara e estudar bem a causa e os autos do processo.

O I Curso de Iniciação à Advocacia foi encerrado com a palestra do conselheiro e diretor tesoureiro da OAB/MA, Marco Lara, que falou sobre a gestão dos escritórios. Marco Lara abordou, ainda, a cobrança de honorários e marketing. Na opinião de Lara, é fundamental que o advogado, ao abrir o seu escritório tenha o cuidado de fazer um planejamento estratégico antes de iniciar suas atividades.

Para advogada Érika Marinho, recém-formada, o curso foi muito útil. “Gostei muito da parte que tratou sobre o processo eletrônico, pois é tudo muito novo para os advogados”, disse.

Fotos: Handson Chagas

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.