17 Junho - 2013

OAB/MA realiza I Seminário Maranhense de Sociedades de Advogados

Durante encontro, o secretário geral-adjunto, Ulisses César Martins Sousa, foi escolhido para presidir o CESA no Maranhão

Com palestras sobre tributação das sociedades de advogados, as sociedades de advogados e os jovens advogados e a publicidade na advocacia – Código de ética e as mídia sociais proferidas respectivamente pelos advogados Gustavo Brigagão, Ulisses Sousa e Carlos José Santos Silva, aconteceu na última quinta-feira,dia 13, o I Seminário Maranhense de Sociedade de Advogados organizado pela OAB/MA com apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA/MA). Na ocasião, o secretário geral adjunto, Ulisses Sousa, foi escolhido para presidir o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados no Maranhão, que tem como presidente nacional  o diretor tesoureiro da OAB/SP, Carlos Mateucci, responsável pela abertura do evento no auditório da OAB/MA.

O primeiro a falar foi o advogado e diretor do CESA, Gustavo Brigagão que discorreu sobre a questão tributária que envolve as sociedades de advogados. Ressaltou a luta da classe por um tratamento tributário adequado de modo a não penalizar o profissional da advocacia brasileira. Lembrou que ma das reivindicações do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por exemplo, é garantir a inclusão das sociedades de advogados no rol das pessoas beneficiadas pelo sistema de tributação do Simples Nacional.

Na sequência foi a vez do secretário geral adjunto, Ulisses Sousa, discorrer sobre as sociedades de advogados e os jovens advogados. Inicialmente, ele agradeceu a indicação do seu nome para presidir o braço maranhense do Centro de Estudos. “Vamos nos esforçar para honrar o nome do Cesa em nosso estado”, garantiu.

Durante sua palestra, Ulisses lembrou que foi a partir da década de 80 que teve início o processo de estruturação dos advogados em sociedade. Já na década de 90, conforme o advogado, começaram a surgir novas áreas de atuação do profissional da advocacia, exigindo ainda mais a soma de competência. “Foi assim que os advogados, diante de novas demandas, de novas necessidades, tiveram que se adequar a essa nova realidade”, pontuou.

Na opinião de Ulisses Sousa, a união de advogados em sociedade permite que os profisisonais exerçam suas funções de forma mais organizada. Ele também considera que, dessa forma, é possível otimizar melhor o trabalho, atendendo às demandas do cliente cada vez mais exigente.

Por fim, o advogado Carlos José Santos Silva falou sobre a publicidade na advocacia. Ele lembrou que a competitividade cada vez mais acirrada exige que os profissionais encontrem espaço no mercado. Mas é necessário, segundo pontuou, levar em conta a legislação específica que rege a publicidade dos advogados. ‘É preciso ter bom senso”, resumiu.

Sobre o CESA

Na abertura do seminário, o presidente nacional do CESA, Carlos Mateucci, que também é diretor tesoureiro da OAB/SP, falou sobre a importância do órgão, criado há mais de 30 anos. Conta, atualmente, com mais de mil sociedades inscritas. Ressaltou a importância do CESA como instrumento de discussão sobre a melhoria de condições de desenvolvimento da advocacia. Em seguida, nomeou o secretário geral adjunto para presidir o braço maranhense do CESA.

Na mesa de abertura estiveram presentes, o secretário geral adjunto Ulisses Sousa, no exercício da presidência da OAB/MA, o diretor da ESA/MA, Rodrigo Lago o diretor tesoureiro Marco Lara, a conselheira federal, Valéria Lauande, o presidente da Associação de Procuradores do Estado e conselheiro federal suplente, Daniel Blume, o presidente nacional do CASE, Carlos Mateucci, os palestrantes Gustavo Brigagão e Carlos José Santos Silva. Já na mesa do seminário, além dos palestrantes e do diretor da ESA/MA, estiveram presentes a conselheira Ananda Farias, o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Bruno Pires Leal, o presidente da Comissão de Sociedade de Advogados, Gustavo Rocha.

Fotos: Handson Chagas