01 Novembro - 2019

PROJETO QUINTA JURÍDICA DEBATE DIREITO DE MORADIA E PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA

Na última semana, a OAB Maranhão, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), promoveu mais uma edição do projeto Quinta Jurídica, evento realizado na última quinta-feira de cada mês com o objetivo debater questões atuais e de grande relevância para a comunidade jurídica.

O primeiro tema abordado foi ‘Direitos reais para comunidades tradicionais’, ministrado pelo defensor público, professor e mestre em Políticas Públicas, Jean Nunes Pereira. Em sua apresentação, Jean reforçou a importância de discutir o tema para buscar soluções concretas para atender à necessidade de moradia da população.

“Esse é um tema que considero estrutural da nossa formação em Direito, que é o acesso à terra, acesso à moradia. Nós precisamos compreender a dimensão desta demanda e como isso tem se revelado, no Brasil, como um déficit de democratização do Direito”, ressaltou Jean Nunes.

Em seguida, o tema ‘A presunção ainda é de inocência: o STF e a execução provisória da pena’ foi abordado na palestra do mestre em Direito e Instituições do Sistema da Justiça e vice-presidente da Comissão de Direito Criminal da OAB Maranhão, Thales Dyego de Andrade, que destacou que esse é, talvez, o tema atual mais importante da área criminal, se não de toda sociedade brasileira.

“A presunção de inocência talvez seja o elo que nos une e ao mesmo tempo nos separa da barbárie. Ela deve ser compreendida, dentro da moldura do texto legal e sua linguagem pública, mas na prática nós percebemos que ela vem sendo compreendida sob a ótica de uma moral privada, uma ótica que é distanciada do seu significado original”, afirmou Thales Andrade.

O objetivo da ESA com o projeto Quinta Jurídica é oferecer aos advogados e advogadas e às diferentes classes profissionais um fórum de permanente discussão, através de uma reflexão crítica de problemas, em busca de soluções adequadas, especialmente de natureza jurídica.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.