01 Abril - 2019

Quinta Jurídica da ESA/MA reestreia com a palestra “Perspectivas para a Reforma da Previdência”

A Quinta Jurídica voltou a ser mais uma atividade da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), através da sua Escola Superior da Advocacia (ESA). O evento ocorreu na última semana, no auditório da OAB/MA, e trouxe a São Luís um dos maiores especialistas no assunto previdenciário, o advogado e então auditor fiscal da Receita Federal, Ivan Kertzman.

Com o tema “Perspectivas para a Reforma da Previdência”, o expositor foi apresentado à plateia pelo Diretor Executivo da ESA, Márcio Almeida, e elogiado pela ampla atuação na discussão da temática. “Tenho a honra de chamar o nosso palestrante da noite e dizer que ele vem contribuir muito nessa enriquecedora discussão sobre um dos temas mais debatidos na atualidade. E para marcar a retomada do projeto “Quinta Jurídica”, chamamos ele que tem um currículo admirável para realizar esse momento de interação entre profissionais e estudantes”, afirmou.

Ivan Kertzman iniciou a palestra com um breve resgate histórico sobre a temática previdenciária, dada no período de dezembro de 1998, quando ocorreu a Emenda Constitucional de nº 20/1998 que modificou o sistema de previdência social e estabeleceu normas de transição. Ele, que não se posiciona contra a reforma, mas sim, aponta as distorções com ocorrem no texto até então apresentado e em discussão no Congresso Nacional. “Essa questão vem sendo discutida há mais de 20 anos, e mesmo que a Reforma da Previdência seja concluída agora por esse Governo, daqui alguns anos nós retomaremos essa discussão. E isso não é uma realidade apenas do Brasil, ela é mundial. Em todo o mundo esse tema sempre estará em discussão, pois os ajustes são necessários com o decorrer dos anos, mas o que devemos pensar é que não devem existir as distorções que ocorrem na reforma, e é nessa base que eu coloco a exposição do tema para o público das minhas palestras, apontando todos esses questionamentos da reforma do Governo Temer, como esta apresentada pelo Governo Bolsonaro”, resumiu.

O expositor da Quinta Jurídica de março é advogado e auditor fiscal da Receita Federal, mestre em Direito Público - UFBA. Bacharel em Direito – Universidade Católica da Bahia. Além disso, é administrador de empresas – UFBA, pós-graduado em Finanças Empresariais pela USP, professor coordenador das especializações em Direito Previdenciário da Faculdade Baiana de Direito – Salvador/BA, professor coordenador da especialização Online em Direito e Prática Previdenciária do CERD, professor coordenador das especializações em Direito Previdenciário do IMADEC – Belém/PA, professor coordenador das especializações em Direito Previdenciário do IBEN/OAB – Vitória da Conquista – BA, professor coordenador das especializações em Direito do Trabalho e Previdenciário da Cicl – Aracajú/SE, professor coordenador das especializações em Direito do Trabalho e Previdenciário do IMADEC-São Luís, professor coordenador das especializações em Direito e Planejamento Tributário da Faculdade Baiana de Direito.

Da Quinta Jurídica

A Quinta Jurídica é um evento organizado na última quinta-feira de cada mês, com o objetivo de debater questões de grande relevância e atuais com a comunidade jurídica e também criar um calendário acadêmico dentro da OAB. “O objetivo é promover capacitação para os profissionais em advocacia. O público alvo são advogados e estudantes que querem cada vez mais se capacitar sobre um tema específico do direito”, detalhou o professor Márcio Almeida.

Capacitação permanente

O objetivo da Escola Superior de Advocacia (ESA) é oferecer aos advogados e advogadas e às diferentes classes profissionais a estrutura científica de uma instituição pedagógica para o estudo do Direito e constituir um fórum de permanente discussão, através de uma reflexão crítica de problemas, em busca de soluções adequadas, especialmente de natureza jurídica.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.