12 Agosto - 2014

Aberta a VII Conferência Estadual dos Advogados do Maranhão

Evento foi aberto com a palestra do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que fez um balanço das principais conquistas dos advogados brasileiros

Cerca de mil advogados participaram da abertura da VII Conferência Estadual dos Advogados do Maranhão ocorrida nesta segunda-feira, 11, no Centro de Convenções do Hotel Pestana. O evento teve como palestrante o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho,  que aproveitou a ocasião para enumerar as principais conquistas dos advogados brasileiros. A abertura da conferência coincidiu com a data em que se comemora o Dia do Advogado. O encontro segue até esta quarta-feira, 13.

Coube ao presidente nacional da OAB abrir oficialmente a conferência. Em seguida ele passou a palavra da Seccional Maranhense, Mário Macieira. Mas antes de falar, Mário Macieira cedeu a palavra ao presidente da OAB/CE e do Colégio de Presidentes das Seccionais, Valdetário Andrade Monteiro, que se solidarizou com o presidente da entidade maranhense e com todos os profissionais da advocacia do estado atingidos pela Resolução 18/2014, que limita o acesso de advogados aos fóruns. Valdetário classificou a medida de abusiva. "Mário Macieira e os advogados maranhenses tem integral apoio do Colégio de Presidentes", garantiu Monteiro, que leu uma carta aprovada por todos os dirigentes de seccional em apoio à OAB maranhense e aos advogados.

Na sequencia foi a vez de o presidente da OAB/MA fazer uso da palavra. Mário lamentou que a conferência, pensada para ser um espaço de debates de temas relevantes, teve que se tornar em um ato em defesa das prerrogativas dos advogados depois que o TJ/MA baixou a norma restringindo o acesso de advogados e partes às dependências dos fóruns. "Queríamos estar aqui para debater o direto vivo, que acompanha as transformações sociais, nos atualizando, mas estamos aqui a repudiar o ato do Tribunal de Justiça do Maranhão, que viola as nossas prerrogativas", lamentou Macieira.

Mário fez questão de realçar que a OAB maranhense não descansará enquanto não garantir que o Tribunal reveja sua posição. "Não aceitamos e não aceitaremos qualquer violação às prerrogativas dos advogados. Elas (as prerrogativas) não são privilégios a uma classe, mas a garantia de que poderemos defender os direitos e a justiça com isenção e sem interferência de quem quer que seja", discursou.

Em seguida foi a fez de o presidente nacional da OAB proferir sua palestra de abertura da conferência. Marcus Vinicius também criticou durante a norma baixada pelo TJ/MA. "Essa Resolução vai de encontro ao cidadão. É um atentado aos seus direitos", disse. Marcus Vinicius garantiu que o Sistema OAB – que reúne as seccionais de todos os estado – "está firma com a luta dos advogados maranhenses". O presidente nacional aproveitou o espaço para fazer uma espécie de prestação de contas das conquistas da advocacia em todo o Brasil.

Citou como exemplo a aprovação do Supersimples para os advogados, que ajudará, especialmente os pequenos escritórios. "Foi uma grande luta que durou oito meses até alcançarmos a vitória", reforçou.  Lembrou, ainda, da presença da entidade em momentos históricos importantes na sociedade brasileira e do empenho da Ordem para evitar a proliferação desordenada de novas faculdades de Direito em todo o país. "Sempre que possível gosto de fazer uma espécie de prestação de contas para que os advogados saibam o que a OAB está fazendo por ele pela sociedade", ressaltou.

Além dos presidentes Mário Macieira e Marcus Vinicius, compuseram a mesa de abertura da conferência a secretária de estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, representando a governadora Roseana Sarney, a procuradora Geral da Assembleia Legislativa, Ana Maria Dias Vieira, representando o presidente do Poder Legislativo, deputado Arnaldo Melo, o presidente do TRE/MA, José de Ribamar Froz Sobrinho, o Controlador Geral do Município, Délcio Rodrigues Neto, representando o prefeito Edvaldo Holanda, os conselheiros federais  pelo Maranhão, Raimundo Marques, , Valéria Lauande e Guilherme Zagallo, o conselheiro federal pela Bahia, André Godinho, o diretor da ESA/MA, Rodrigo Lago, o presidente do Conselhos de Presidente e da OAB/CE, Valdetário Andrade Monteiro, o secretário geral adjunto da OAB/PI, Antomar Fllho, representando o presidente da Seccional Piauiense e o presidente da CAA/MA, Gerson Nascimento.

Foto: Handson Chagas