02 Agosto - 2024

OAB/MA LANÇA CAMPANHA DO AGOSTO LILÁS “FALE POR ELAS - SILENCIAR É DAR VOZ À VIOLÊNCIA!” E APRESENTA AÇÕES À CASA DA MULHER BRASILEIRA

A OAB/MA, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada, lançou a campanha “FALE POR ELAS - SILENCIAR É DAR VOZ À VIOLÊNCIA” em São Luís e em suas 19 subseções em todo o Maranhão com o objetivo de conscientizar a população de que todos podem denunciar casos de violência contra a mulher, independente da vontade da vítima.

E como instituição integrante da rede de Combate à Violência a Mulher, a OAB/MA iniciou a apresentação da campanha aos parceiros atuantes na programação do Agosto Lilás. Durante a atividade, realizada na Casa da Mulher Brasileira, integrantes da CMA falaram sobre a programação da Seccional Maranhense. 

“É a Ordem mais uma vez atuante e vigilante em contexto que custa muito caro às mulheres e seus familiares. A Ação proposta visa também atender aos interesses da advocacia de realizar a sua função social, contribuindo com a sociedade de forma a ouvir, entender, acolher e orientar sobre suas demandas”, afirmou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

Na apresentação da campanha estavam presentes, a vice-diretora da OAB/MA, Tatiana Costa, a presidente da CMA da OAB/MA, Maria de Ribamar Costa, integrantes da Comissão e diversos parceiros da rede de combate à violência contra a mulher. As delegadas da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão, Wanda Moura, e Kasumi Tanaka, Coordenadora das Delegacias da Mulher do Maranhão.  “A campanha tem por objetivo sensibilizar a sociedade, estimular o diálogo e encorajar todos a serem agentes de mudança, denunciando e apoiando as vítimas”, afirmou a vice-presidente, Tatiana Costa.

A campanha da CMA da OAB/MA estará atuante em quatro eixos disseminando informações nos seguintes locais: na rua, por meio de abordagens diretas nos sinais de trânsito, em ambientes esportivos, organização de mentorias online para a advocacia e mutirão de conscientização em shoppings de São Luís. Todas envolvendo a temática sobre a violência doméstica: O que é? Como denunciar? Como acessar a rede de apoio entre outras informações.  

Para a presidente da CMA da OAB/MA, Maria de Ribamar, essencial é o engajamento de todos para que a campanha surta efeito, pois o objetivo da mesma é “conscientizar a população que qualquer pessoa pode denunciar uma situação de violência contra a mulher, independente da vontade da vítima”, afirmou.

As atividades integram o Agosto Lilás, um mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. No Maranhão, somente neste ano, entre janeiro e julho, 35 mulheres foram vítimas de feminicídio. Segundo dados do Anuário de Segurança Pública de 2022, 69 mulheres foram vítimas de feminicídio no Maranhão. Em 2023, a violência contra a mulher fez 50 vítimas.

No Maranhão, as mulheres podem acionar os serviços do 190 para casos graves de violência, a Patrulha Maria da Penha e o aplicativo Salve Maria Maranhão, explica a Coordenadora das Delegacias da Mulher do Maranhão, Kazumi Tanaka.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.