30 Julho - 2024

NOTA DE PESAR Pelo falecimento do advogado Joaquim Salles De Oliveira Itapary Filho

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), solidariza-se com a classe advocatícia, amigos e os familiares, do advogado Joaquim Salles De Oliveira Itapary Filho (OAB/MA 610), falecido ontem, 29/07.

Dentre tantos cargos e ocupações Dr. Joaquim Itapary era também advogado regularmente inscrito na OAB Maranhão de 1968. Dr. Itapary foi ainda diretor-secretário do Jornal do Povo, O Combate, Diário da Manhã, Diretor-geral de O Estado do Maranhão, e diretor da revista Legenda, todos de São Luís. Foi também deputado estadual, entre 1971 e 1974, além de ter sido um dos fundadores do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Cultura, do qual foi presidente, órgão de fundamental importância para a criação do Ministério da Cultura.

Dr. Joaquim Itapary exerceu também o cargo de diretor de planejamento da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos – EBTU, 1985; foi secretário executivo do Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportações; integrou o Conselho Técnico do Banco do Brasil; o Conselho Técnico do Fundo de Ação Social, da Caixa Econômica; foi membro do Conselho Nacional de Meio-Ambiente – Conama; e pró-reitor de planejamento da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), nos anos de 1991 e 1992.

A OAB/MA vêm, por meio desta, neste momento de dor e consternação, solidarizar-se aos seus familiares e amigos enlutados.

São Luís (MA), 30 de agosto de 2024

Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão.