31 Março - 2016

Academia de Letras Jurídicas comemora três décadas de fundação

Presidente da OAB/MA foi homenageado durante ato solene

Durante a noite da última quarta-feira (30), o plenário da OAB/MA recebeu a sessão especial comemorativa dos 30 Anos de Fundação da Academia Maranhense de Letras Jurídicas – AMLJ. Além de homenagens aos serviços prestados pela academia à sociedade, foram homenageados o presidente da seccional maranhense, Thiago Diaz, e o diretor da Escola Superior de Advocacia do Maranhão (ESA/MA), João Batista Ericeira,

A programação festiva teve início com a palestra “Como Nasceu a AMLJ”, do Desembargador Lourival Serejo, que lembrou a data de fundação da academia, dia 22 de fevereiro de 1986, pelos advogados Wady Sauáia, Lourival de Jesus Serejo Sousa, Raimundo Ewerton de Paiva, Carlos Sebastião Silva Nina, Leomar Barros Amorim, José Maria Alves, Doroteu Soares, Luís Fernando Castelo Branco, Milson Coutinho, Fernando Eurico Arruda, dentre outros que estiveram à frente da empreitada como objetivo de cultivar a cultura histórica, jurídica e social do Maranhão.

Logo depois, houve a posse solene do diretor da ESA, João Batista Ericeira, para ocupar a cadeira de nº 03 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM, patroneada por Diego de Campos Moreno. Em seu discurso, o advogado ressaltou “somos herdeiros das tradições culturais, cabe-nos a tarefa de as transmitirmos às futuras gerações. No particular momento em que todas as instituições estão em crise, a missão é difícil, mas não se pode esquecer os versos de Barbosa de Godóis, constantes no nosso hino: Maranhão, Maranhão berço de heróis, por divisa tens a glória por nume nossos avós”.

A promotora de justiça, escritora, membro da Academia Ludovicense de Letras e do IHGM, Ana Luiza Almeida Ferro, foi a “madrinha” de posse do professor João Batista Ericeira, a quem elogiou “nada mais natural que um destacado pensador, um profissional da palavra, como o professor Batista Ericeira, vir ocupar a cadeira patroneada por um militar (Diego de Campos Moreno) que se rendeu aos encantos da Atenas maranhense”, afirmou.

O outro homenagem da noite foi o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, diplomado como membro benemérito da AMLJ. “A Ordem estará sempre de portas abertas para recebê-los, para que todos se sintam sempre em casa. Agradeço de forma emocionada esse diploma de sócio benemérito”, discursou o dirigente.

 

 

 

 

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.