05 Março - 2016

Advogados realizam ação educativa contra o Zika Vírus

A mobilização foi realizada na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga

Os advogados do Maranhão entraram na luta contra o mosquito Aedes Aegypti. Hoje pela manhã, em São Luís, eles realizaram uma mobilização contra o Zika Vírus, na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga. A campanha tem como tema “Advocacia Unidade contra o Zika Vírus: para ele não tem defesa” e está sendo desenvolvida pela Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAA-MA) em conjunto com a OAB-MA. A ação faz parte de uma mobilização nacional realizada simultaneamente por todas as Caixas de Assistência dos Advogados de todo o país. 

Trata-se de uma campanha educativa que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de combater a proliferação do mosquito transmissor de doenças consideradas graves como a dengue e a microcefalia.

A ação envolveu advogados, médicos, servidores e o público que foi hoje à Unidade Mista que receberam orientações sobre o combate ao mosquito. Participaram da mobilização o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz; o presidente da CAA-MA, Diego Sá; a diretora geral da Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, Ivanilcia Bordalo; o infectologista Nonato Cutrim, além e membros das diretorias da OAB e da CAA-MA e de comissões.   

“Estamos hoje aqui com esta ação educativa para que as pessoas levem informações para suas casas sobre as formas de como combater ao mosquito Aedes aegypti. É o momento de nos unirmos para evitar que este mosquito prolifere nas nossas casas e nos nossos bairros transmitindo doenças séries que tem acometido pessoas em todo o país”, disse o presidente da CAA-MA, Diego Sá, ressaltando que a campanha será estendida a outras bairros e municípios.

O presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, também destacou a importância de levar informação à sociedade em geral e também fez recomendações à comunidade presente. “É imprescindível que cada um cumpra a função de ser um soldado da sociedade civil no combate efetivo para evitar a proliferação do mosquito”, disse Thiago Diaz.

Para a diretora da Unidade Mista, Ivanilcia Bordalo, é muito importante a inciativa da CAA-MA e da OAB-MA em contribuir com campanhas educativas para levar informação à população. “É muito bom ver as entidades e os profissionais se empenhando no combate à proliferação do mosquito na nossa cidade”, disse a diretora.

Os pacientes que foram à Unidade Itaqui-Bacana hoje recebem orientações por meio de folhetos explicativos e ouviram a uma palestra educativa com o infectologista Nonato Cutrim. “O mosquito pode ser erradicado. A prevenção começa nas nossas casas”, disse o infectologista ao orientar sobre os cuidados de não deixar água parada para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

A mobilização da CAA-MA integra o esforço nacional contra os focos do mosquito Aedes aegypti. As Caixas de Assistência dos Advogados de todos os estados, por meio da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), aderiram ao movimento “Advocacia unida contra o Zika: para ele não tem defesa”, que teve como pioneira a CAA-RJ e depois foi estendida para todo o país.

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.