01 Junho - 2015

Advogados terão entrada exclusiva no Fórum de São Luís

Paralelamente será feito estudo de viabilidade técnica para utilização da carteira funcional de advogado como forma de acesso ao local

Representantes da OAB/MA voltaram a se reunir nesta segunda-feira, 1, com a Corregedora Geral de Justiça do Maranhão, desembargadora Nelma Sarney, para tratar do Protocolo de Segurança do CNJ implantado pelo Tribunal de Justiça do Estado. Na ocasião, ficou assegurado à Seccional Maranhense uma entrada exclusiva para os advogados no Fórum da Capital como forma de agilizar o acesso dos profissionais da advocacia. Nesta terça-feira (2) representantes da Ordem estarão no Fórum para acompanhar a operacionalização da proposta. O objetivo da entidade é garantir o acesso ao local de forma mais rápida e menos burocrática.

Paralelamente, ficou definido que será feito um estudo de viabilidade técnica para que a identificação do advogado se dê por meio da leitura do código de barras de sua carteira funcional. A solução tecnológica para o uso do cartão foi objeto de discussão no encontro. Esta é a segunda rodada de reuniões entre a OAB/MA e a Corregedoria Geral de Justiça. A primeira aconteceu na última sexta-feira quando representantes da Seccional Maranhense discutiram a necessidade de uma solução para garantir o acesso ao Fórum de São Luís e de Imperatriz sem transtornos para os advogados.

Ainda durante o encontro, foram debatidos os números do "Justiça Aberta", um sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que permite, entre outras coisas, acesso a relatórios de produtividade das secretarias processuais. O assunto voltará a ser abordado em novo encontro entre a OAB/MA e a Corregedoria a fim de garantir uma melhor prestação jurisdicional no estado.

Na reunião desta segunda-feira participaram, além do presidente da OAB/MA, Mário Macieira, o diretor tesoureiro, Marco Lara, a conselheira federal pelo Maranhão, Valéria Lauande, o diretor do Fórum de São Luís, Osmar Gomes, o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Gervásio Protásio, juízes auxiliares da Corregedoria e o major Alexandre Magno de Souza.