26 Maio - 2014

Autoridades prestigiam inauguração da sede da Subseção de Caxias

Novas instalações da OAB/MA na cidade somam ao todo 1200m² de área construída

Foi inaugurada na última quinta-feira, 22, a nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), Subseção de Caxias, na cidade do Judiciário, bairro Campo de Belém. As novas instalações da OAB em Caxias somam ao todo 1200m² de área construída com recursos próprios da Seccional Maranhense. O novo prédio conta com auditório para realização de eventos de cunho acadêmico e científico, com capacidade para 100 pessoas, salas da presidência e de atendimento ao público, banheiros, sendo um deles adaptados para portadores de mobilidade reduzida, centro de videomonitoramento e amplo estacionamento.

Além dos advogados que compõem a subseção local, estiveram presentes à cerimônia de inauguração da nova sede, o presidente da Seccional Maranhão, Mário Macieira, a presidenta da Subseção Caxias, Iêda Maria Moraes, e o prefeito de Caxias, Leonardo Coutinho, bem como, o Diretor do Fórum de Justiça, Sidarta Guautama, o promotor Edílson Santana, juiz Manoel Araújo Veloso, o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Edison Vidigal entre outras autoridades presentes ao evento. Além do diretor tesoureiro da OAB/MA, Marco Lara, e do presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, o conselheiro Erivelton Lago.

A solenidade teve início com o hasteamento dos pavilhões do Maranhão e do Brasil e da bandeira da OAB-MA. Em seguida, algumas autoridades presentes ao evento destacaram em seus discursos a importância deste momento.

De acordo com a presidenta da OAB - Seccional Caxias, Iêda Moraes, o planejamento do novo prédio foi elaborado para atender às expectativas dos advogados de Caxias e região e contribuir para que estes profissionais melhorem suas condições de atuação.

"Este momento representa um marco histórico, afinal de contas essa sede era um sonho dos advogados caxienses e dos demais que compõe a subseção. Agradeço a todos os membros da diretoria da OAB- Caxias por nossa nova casa. Eu me sinto honrada e feliz. Parabéns para todos nós," disse ela.

Segundo o presidente da Seccional Maranhão, Mário Macieira, na região já existem cerca de 300 advogados, refletindo a necessidade de um espaço adequado para melhor atendê-los e definiu como ímpar o momento vivido por esses profissionais que ganharam uma sede moderna em Caxias.

"É um momento importante para os advogados e para os cidadãos de Caxias. A OAB-MA consegue com recursos próprios construir uma sede aqui no município. Esse espaço vai propiciar e permitir que os advogados possam desempenhar melhor sua profissão e também que a comunidade tenha um melhor atendimento da OAB naquilo que for necessidade para defesa de seus direitos,” ressaltou Mário Macieira.

O ex-ministro Edison Vidigal destacou a importância da Ordem para a sociedade. “A OAB-MA é uma instituição que atua não apenas em defesa da classe dos advogados, mas que defende a cidadania, a coletividade. Agora temos aqui não apenas a casa do advogado, mas do cidadão que poderá ter aqui atendidas as suas demandas sociais”, afirmou.

O prefeito de Caxias, Leonardo Coutinho parabenizou a todos e frisou que "era um anseio de muitos anos da categorial, que hoje tem uma casa adequada para se reunir e atender melhor a população".

Após os discursos aconteceu o descerramento da placa da nova sede, logo em seguida, um momento ecumênico, onde o padre Luis Costa e o pastor e também advogado Frank Aguiar deram as bênçãos a nova sede da OAB-Caxias. Por fim, um coquetel com música ao vivo encerrou o evento.

Fotos: Handson Chagas