27 Agosto - 2010

Balcão de Anúncios para Advogados oferece serviço rápido com oportunidades de trabalho

O diretor de mão de obra por contratação de capital humano do IBRAPP (Instituto Brasileiro de Políticas Públicas), Charles Mendes e o advogado contratado por intermédio do Balcão de Anúncios, serviço oferecido, gratuitamente, pelo Boletim Eletrônico, da OAB do Maranhão, Leonardo Aragão (foto). A ferramenta, adotada este ano pela Seccional, tem sido uma das mais procuradas por quem precisa de um advogado no Maranhão e pelos advogados aptos a atuarem no mercado.

Há dois meses, o advogado Leonardo Aragão recebeu o boletim eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão, (OAB/MA), solicitando currículos de profissionais, regularmente inscritos na instituição. O currículo foi enviado por e-mail e, no dia seguinte, Leonardo foi chamado para a entrevista com o IBRAPP, Instituto Brasileiro de Políticas Públicas - uma organização do Terceiro Setor, voltada para políticas públicas, que propõe o desenvolvimento de ações com foco na melhoria dos serviços públicos e privados. Hoje, Leonardo Aragão está contratado pelo IBRAPP como consultor jurídico.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, e até mesmo que não esteja do Maranhão e que precise de um advogado, pode contar com um serviço que a OAB/MA está disponibilizando através de sua nova estrutura de Comunicação, que é o Balcão de Anúncios, adotado, este ano, pela entidade, que funciona como uma espécie de classificados para os advogados de todo o Estado. Cerca de 7 mil advogados recebem, diariamente, um informativo on-line, contendo notícias da Ordem maranhense e, em formato de boxe, o Balcão de Anúncios. Empresas e instituições de todo o País solicitam advogados para atuar em diversos municípios, nas mais diferentes áreas do Direito, com ofertas de salários, datas de audiências  e outras demandas.

Rapidez e perfil selecionado - O Diretor do IBRAPP (Instituto Brasileiro de Políticas Públicas), Charles Mendes, ressalta a rapidez e eficiência do serviço. "Eu havia recorrido à publicação de anúncios em jornais impressos e ao Sine (Sistema Nacional de Emprego). Poucos advogados com o perfil esperado entraram em contato com o Instituto. Então, resolvi colocar o anúncio da oferta de emprego através do Balcão de Anúncios da OAB/MA. No dia seguinte, já recebi ligações e currículos enviados por e-mail. Depois de uma semana, a procura chegou a cerca de 20 advogados interessados na vaga", enfatiza. Charles Mendes afirma que se surpreendeu com o perfil alto dos profissionais com interesse na vaga: “Eles eram mais gabaritados. Tanto é que já estamos encaminhando a contratação de um segundo advogado, a partir do Balcão de Anúncios". Para o presidente do IBRAPP, que atua em oito estados brasileiros (Pará, Acre, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais), o Balcão de Anúncios possibilitou uma avaliação de currículos com uma variedade ampla de perfis e a rapidez necessária.

O advogado contratado por intermédio do serviço oferecido, gratuitamente, pela OAB do Maranhão, Leonardo Aragão, considera: "Geralmente os advogados não têm o costume de procurar emprego nos Classificados, portanto, foi importante, para mim, ter tido acesso ao serviço do Balcão através do Boletim OAB AGORA”.

O serviço oferecido é baseado na mudança de costumes proporcionada pela Internet. O novo portal da OAB/MA (www.oabma.org.br), instalado há pouco mais de dois meses, tem sido uma ferramenta não só para os advogados como o caso citado, mas também para  a comunidade, em geral. Além de encontrar advogados para contratar, assim como buscar advogados que não estão sendo localizados, o FALE COM A OAB tem servido até mesmo para denúncias de violação de Direitos Humanos, reivindicações de melhorias nas cidades e até pedidos de investigação de paternidade.

O presidente da OAB/MA, Mário Macieira, enfatiza que o serviço faz parte de um rol de ferramentas, implantadas com objetivo de estabelecer uma comunicação mais direta da instituição com a classe e a sociedade. “Estamos na era das informações compartilhadas e se a Ordem puder ainda agregar valor e serviço aos seus informes, todos ganharão”, destaca.