16 Outubro - 2012

CAA/MA e Comissão de Jovens Advogados da OAB/MA distribuem brinquedos e cestas básicas no Projeto Sonho de Aline

Ação social aconteceu neste domingo na Estrada de Panaquatira, zona rural de São Luís

Jovens advogados, representantes da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAA/MA) e funcionários da OAB/MA e da própria CAA/MA abdicaram do descanso no último domingo, dia 14, para oferecer, durante toda a manhã, uma ação social com direito a distribuição de brinquedos e cestas básicas para os meninos e meninas do Projeto Sonho de Aline, que assiste mais de 300 crianças e adolescentes em situação de risco e de extrema pobreza em sua sede, localizada na Estrada do Panaquatira, zona rural de São Luís.

A ação social também ofereceu às crianças do Projeto atendimento odontológico, com a dentista da CAA/MA, Lorena Pereira, que fez aplicação de flúor e ensinou às crianças a forma correta de escovar e cuidar dos dentes. Enquanto os meninos e meninas do Sonho de Aline recebiam essas orientações, os pais eram atendidos pela secretária geral da CAA/MA, Teresinha Marques Vale, que prestava assistência jurídica, tirando dúvidas das pessoas sobre Direito de Família.

Após os atendimentos, os membros da Comissão de Jovens Advogados, comandados pelo presidente da CJA, Carlos Brissac e pela secretária geral da Caixa de Assistência, juntamente com funcionários da CAA e da OAB/MA fizeram a distribuição de diversos brinquedos para as crianças do Projeto. “Nossa ação social atendeu a uma solicitação feita pela direção do Sonho de Aline para participar desse momento tão importante na vida desses meninos e meninas”, destacou Brissac.

A Ordem é Brincar, a Ordem é Ajudar

Os brinquedos doados às crianças do Sonho de Aline foram arrecadados pelo projeto “A Ordem é Brincar, a Ordem é Ajudar”, que a OAB/MA, CJA e Caixa de Assistência realizam há três anos e que promoveu uma manhã de lazer com atividades lúdicas para os filhos dos advogados no Buffet Alegria, na Avenida dos Holandeses. Os profissionais de Direito adquirem os ingressos ao doar brinquedos semi-novos ou novos na sede da Seccional, no bairro do Calhau. Além disso, alguns advogados também fizeram doações espontâneas.

O casal de advogados, Nonnato Masson e Mari-Silva Maia, fizeram essa doação e depois levaram os dois filhos para brincar no Buffet Alegria. “Foi a primeira vez que participamos dessa atividade, acredito que nossos filhos estão gostando muito”, afirmou Mari-Silva.

“Nossa ideia é promover um evento em que o advogado ou advogada possa comemorar o Dia da Criança com seus filhos e que esse momento, de alguma forma, contribua e beneficie aquelas crianças consideradas carentes ou assistidas por projetos sociais”, destaca a secretária geral da CAA/MA, Teresinha Marques Vale.

É o terceiro ano que a CAA/MA e a CJA realizam ação social com distribuição de brinquedos e assistência odontológica para beneficiar crianças de bairros carentes de São Luís. A primeira aconteceu em 2010 e contemplou meninos e meninas de duas comunidades, uma na Ilhinha ,assistida pelo Centro de Obras Sociais Frei Antonio Sinibaldi,e outra na Pirâmide, coordenada pela comunidade do Centro Pastoral São Luis Scrossoppi. Em 2011, a ação social aconteceu no Sítio Vale do Conde, na Estrada da Maioba, zona rural de São Luís e também na Pirâmide, na já mencionada comunidade.

Foto: Handson Chagas