15 Setembro - 2010

Candidatos ao Governo do Estado participam de audiência pública sobre direitos da infância e juventude

Foi realizada, na manhã de quarta-feira (15/09), no auditório da OAB/MA, uma audiência pública com os candidatos ao Governo do Estado, com objetivo de que estes se compromentam em garantir e promover os direitos das crianças e adolescentes. A iniciativa foi articulada por entidades que atuam em defesa dos direitos da infância e juventude no Maranhão.

Foi realizada, durante a manhã de quarta-feira (15/09), no auditório da OAB/MA,  uma audiência pública com os candidatos ao governo do Estado do Maranhão, promovida pelo Fórum das Organizações Não-Governamentais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-MA), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP), Ministério Público do Estado do Maranhão, Fórum da Educação Infantil, Escola de Conselho Civitas/UFMA e Escola de Formação de Governantes (EFG-MA).

Em parceria com estas entidades, a OAB, Seccional do Maranhão, cedeu espaço e apoiou o evento que reuniu candidatos e seus representantes, para se comprometerem em garantir e promover os direitos das crianças  e adolescentes maranhenses, assinando um Termo de Compromisso, contendo  propostas a serem incluídas nos seus planos e programas de governo.

Para o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, que participou da mesa de abertura, o evento foi mais uma possibilidade que os futuros governantes tiveram para firmar compromisso com os direitos e deveres das crianças e adolescentes. Citando Aristóteles, ele mencionou que tal encontro entre os políticos representa a premissa básica filosófica do bem comum.   “A OAB/MA se solidariza com essa luta. Eu me sinto feliz em ver que existem jovens participando desse momento, aqui no auditório, e em seu meio social. É preciso que haja um combate à corrupção efetivo, em que seja resgatada a dignidade da política em nosso Estado”, afirmou o presidente.  Mário Macieira aproveitou para informar que em breve será reinstalado o Fórum de Combate à Corrupção, coordenado pela OAB/MA em trabalho conjunto com entidades civis.

Todos os candidatos foram convidados: Flávio Dino (PCdoB), Jackson Lago (PDT), Josivaldo Corrêa (PCB), Marcos Silva (PSTU), Roseana Sarney (PMDB) e Saulo Arcangeli (PSOL). Compareceram Flávio Dino, Marcos Silva e Saulo Arcangeli. A candidata Roseana Sarney foi representada por Washington Luis e, Jackson Lago, por Clay Lago.