30 Setembro - 2010

Cerimônia marca compromisso dos novos advogados com dignidade e ética

Com a presença de autoridades jurídicas, representantes de Instituições de Ensino Superior presidentes e membros de Comissões que integram a OAB/MA, os mais novos advogados, inscritos na Seccional, prestaram o compromisso de advogar com dignidade e ética, na noite de ontem (29/09), no auditório da sede da instituição.

Com a presença de autoridades jurídicas, presidentes e membros de Comissões que integram a OAB/MA, os mais novos advogados, inscritos na Seccional, prestaram o compromisso, na noite de ontem, no auditório da sede da instituição, de advogar com dignidade e ética.

Na mesa oficial da solenidade estavam presentes: o presidente e a vice-presidente da OAB/MA, Mário Macieira e Valéria Lauande, respectivamente; o secretário-geral da OAB/MA, Carlos Couto; o tesoureiro da OAB/MA, Valdênio Nogueira; o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Kleber José; a secretária geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão, Teresinha Marques Vale; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MA, João Batista Dias; o Conselheiro Federal, Ulisses Martins de Sousa; além de representantes de Instituições de Ensino Superior, como a coordenadora do curso de Direito do Uniceuma, Elaine Carvalho; Armando Fernandes, coordenador do curso de Direito da Faculdade São Luís; José Luiz Gama, da FACAM e José Rodrigues Júnior, do CEST.

A vice-presidente da OAB/MA, Valéria Lauande, fez a saudação aos novos advogados e ressaltou: “é preciso fazer valer o compromisso com as prerrogativas dos advogados, a responsabilidade histórica e política de quem advoga no País e, principalmente, o cotidiano profissional no setor jurídico”. Valéria enalteceu a coragem necessária ao exercício da profissão. “Nós, enquanto advogados, temos que lutar pelo justo. Sabemos que as arbitrariedades são diárias, mas com coragem e enfrentando os obstáculos com experiência, não nos abateremos”, frisou a vice-presidente.

Em referência às eleições do próximo domingo, 3 de outubro, o presidente da OAB, Mário Macieira, fez a leitura de um texto de sua autoria, com o título Resgatar a Dignidade da Política, defendendo: “a democracia que reconquistamos, em razão de históricas jornadas do povo brasileiro, das quais os advogados, orgulhosamente, participaram através da OAB”. O presidente destacou ainda: “Quando a OAB defende a Lei da Ficha Limpa, a Reforma Política e o combate à corrupção, estamos nos movimentando nesse campo, reafirmando a dignidade da política e defendendo a democracia contra seus inimigos.” E assegurou: “a participação política dos cidadãos, sua constante vigilância sobre seus representantes e governantes eleitos, é a forma mais democrática de resgatarmos a dignidade da política”.

Degraus para chegar à carreira - o advogado Ferreira Filho, de 43 anos, trilhou a sua carreira profissional. Nascido em Caxias, interior do Maranhão, o professor de História, microempresário e novo integrante da Ordem enfrentou adversidades até que alcançasse o seu maior sonho: tornar-se advogado.    “Eu sou natural de Caxias e o curso de Direito sempre foi uma pretensão minha, quando ingressei na vida estudantil. Como na época a cidade não oferecia essa graduação, eu tive que enveredar por outras áreas”, conta Ferreira Filho.

O advogado formou-se na primeira turma de Direito do campus da Faculdade do Vale do Itapecuru, em Caxias, e atua há 19 anos no ramo da Gastronomia. No município, ele administra uma pizzaria e não pretende abandonar o ofício, muito menos o local onde nasceu e mora até hoje. “Mesmo você esperando esse momento chegar, acaba se surpreendendo com a própria trajetória de vida. Eu pretendo montar o meu escritório ao lado do meu empreendimento, até porque eu sempre primei pelo desenvolvimento do bairro em que resido. Eu entendo que como eu tive sucesso com o meu primeiro negócio, agora eu posso levar esse novo seguimento ao local. Não deixa de ser um investimento social, além de dar respaldo à minha comunidade, que é do bairro Campo de Belém, em Caxias”, contou.