31 Maio - 2016

Comissão de Defesa das Prerrogativas atenta às causas do interior maranhense

A Comissão atua também na solução de conflitos já existentes que desrespeitem os direitos do advogado no exercício da profissão

Mais uma promessa de campanha iniciada com a Comissão de Defesa das Prerrogativas "Itinerante". O objetivo é ajudar a superar os desafios enfrentados pelo profissional que atua nos municípios do interior do Estado.

A Comissão realizou atividades nos municípios de Itapecuru, Vargem Grande, Chapadinha. Ainda no mês de maio, esteve em Monção, Viana, Santa Inês e Santa Luzia do Paruá. Nas visitas são realizadas reuniões com os advogados, representantes da magistratura, delegados e servidores públicos.

Além de realizar um trabalho preventivo, buscando entendimento entre todos os operadores do Direito, a Comissão atua também na solução de conflitos já existentes que desrespeitem os direitos do advogado no exercício da profissão. 

         De acordo com o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas e vice-presidente da OAB/MA, Pedro de Alencar, a atividade é outro compromisso assumido ainda na época de campanha. “Buscar melhorias para os advogados que atuam no interior requer conhecer de perto essa realidade. A itinerância tem proporcionado essa oportunidade”, disse. Na primeira etapa dos trabalhos, realizada ainda em março, foram visitadas Imperatriz, Tuntum e Pio XII. 

Em São Luís, o presidente da Comissão, Pedro de Alencar e o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, reuniram-se com a Corregedora Geral de Justiça, Desembargadora Anildes Cruz. A conversa foi direcionada às melhorias que podem ser realizadas nas varas do interior e da capital que impactem positivamente na vida profissional dos operadores do Direito. “Informamos também sobre o trabalho que a Comissão de Defesa das Prerrogativas vem realizando pelo Maranhão e que dessa atividade será produzido um relatório de oportunidades e entregue à Corregedoria”, informou Pedro de Alencar.

Outro ponto já enfrentado pela Comissão, desta vez em parceria com o Presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Dr. Flávio Samuel, foi junto às agências do INSS. As duas comissões estiveram em Imperatriz numa reunião com o Gerente Executivo, Dr. Galvão, oportunidade em que foi proposto atendimento diferenciado aos advogados nas agências do INSS subordinadas à Imperatriz. O pleito foi aceito e já terá a própria agência de Imperatriz como modelo para que possam aprimorar a ideia. Na reunião estiveram presentes o Conselheiro Estadual, Dr. Rodrigo do Carmo, o Vice Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Seccional, Dr. Carlos André, e o Procurador Federal, Dr. Pedro Ivo.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.