04 Abril - 2013

Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA acompanha conflitos no território dos Gavião

Objetivo é encontrar uma solução para a situação de conflito naquela comunidade

A situação de conflito envolvendo o povo Pukobjê-Gavião, fazendeiros e madeireiros no município de Amarante do Maranhão vem sendo acompanhada por membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA. Os indígenas denunciam que têm recebido ameaças de morte por parte dos madeireiros depois que apreenderam quatro caminhões madeireiros, fato ocorrido em janeiro deste ano.

Segundo as lideranças do povo Pukobjê-Gavião, os veículos eram usados para a retirada ilegal de madeira de dentro da terra indígena. O clima em Amarante do Maranhão teria se agravado com a chegada de agentes da Polícia Federal, Ibama e Funai para apreender os caminhões madeireiros retidos pelos indígenas.

Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Antônio Pedrosa, os Gavião denunciam que depois da apreensão dos caminhões passaram a receber ameaças de morte e não conseguem mais ter acesso a serviços básicos na cidade, como exames e tratamento de saúde, comércio, delegacia de polícia etc.

Ainda de acordo com Pedrosa, um grupo de cacique também levou essas denúncias ao conhecimento da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos. “A Secretaria da Igualdade Racial e a Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social do Governo do Estado foram acionadas e a Conab passou a fornecer cestas básicas para os índios, que não puderam mais fazer roças de subsistência”, informa.