01 Agosto - 2013

Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA e entidades debatem saúde indígena em audiência pública

Durante a reunião, foi entregue documento por meio do qual pedem que o atendimento seja garantido nas aldeias

A OAB/MA, por meio da sua Comissão de Direitos Humanos, o Ministério Público Federal, Defensoria da União, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), e a Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima), promoveram audiência pública nesta quinta-feira, 1, para debater a saúde indígena no estado.

A audiência foi realizada no auditório da OAB/MA, com a participação de representantes de várias etnias de povos indígenas do Maranhão, como Gavião, Awá Guajá, Kaapó, Kreniê, Kricati e os Guajajara  (Canabrava, Bacurizinho, Pindaré, Rodeador, Carú, Canelas e Araribóia). Todos entregaram documentação aos procuradores do Ministério Público Federal por meio da qual pedem que a Secretaria Especial da Saúde Indigena (Sesai), órgão ligado ao Ministério da Saúde), tome providências para que os postos de saúde localizados nas aldeias sejam equipados e tenham pessoal disponível para atender aos índios doentes.

O cacique Iracaju Caiapó, da região de Alto Turiaçu, relatou que quando um indígena fica doente na tribo precisa se deslocar para o pólo básico de Zé Doca para receber a assistência médica necessitada. “Mas até em Zé Doca há dificuldades, pois não recebemos o tratamento que precisamos”, declarou.

Maria Domingas, da Tribo Guajajaras, conta que precisou levar a filha de dez meses, que nasceu com lábios leporino (fenda labial), para fazer cirurgia no vizinho Piauí porque não recebeu orientação e nem assistência médica no Maranhão. “Ela precisa fazer mais uma cirurgia e terei que levá-la novamente para Teresinha”, diz.

Presentes à audiência, o procurador federal Alexandre Soares, disse que todos os relatos estavam sendo gravados e documentados por funcionários do MPF para posteriormente serem encaminhados, em relatório, à Sesai para as devidas providências.

Foto: Handson Chagas