09 Outubro - 2013

Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA faz inspeção em Pedrinhas

Na ocasião, eles constataram que vários pavilhões ainda estavam quebrados um novo buraco para fuga foi encontrado durante a inspeção

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Luiz Antonio Pedrosa, participou, nesta segunda-feira, 6, em companhia do juiz Roberto de Paula, da 2ª Vara de Execuções Penais, de nova inspeção na Penitenciária de Pedrinhas. Na ocasião, eles constataram que vários pavilhões ainda estavam quebrados um novo buraco para fuga foi encontrado durante a inspeção.

De acordo com Pedrosa, os presos relataram que ficaram com medo, quando foram informados pelo diretor do presídio que cerca de 70 presos do Bonde dos 40 seriam transferidos para aquela penitenciária.

“A direção do presídio manteve 18 presos transferidos da CCPJ do Anil, num pavilhão, ao lado do espaço controlado pelo 1º Comando do Maranhão (PCM - Baixada). Houve gritaria e bater de grades, por cerca de três horas, para avisar que a tragédia ia ocorrer. Ninguém fez nada. O PCM quebrou os cadeados e entrou no pavilhão dos presos transferidos. Três foram mortos de manhã, dentre eles, um foi decapitado. Outros dois ainda morreram no final da tarde”, relata Pedrosa.

Ainda no dia 27/09 (sexta-feira), Pedrosa fez inspeção no CDP, encontrando dois presos em situação irregular. Um deles, apresentando várias lesões no tórax (fotos), alegou ter sido vítima de tortura no 14º DP. Outro, apresentando visíveis sinais de transtorno mental, oriundo da Comarca de Lago da Pedra, encontra-se no CDP, desde abril, porque seu processo teria sido extraviado por um incêndio no Cartório da Comarca de origem. Os fatos foram comunicados à corregedoria judicial do presídio.

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.