17 Junho - 2016

COMISSÃO DE JOVENS ADVOGADOS DA OAB-MA ENTREGA CARTA DE PORTO ALEGRE NA REUNIÃO DO CONSELHO

O Colégio Nacional de Presidentes de Comissão de Jovem Advogado/Advogado Iniciante foi realizado no início do mês, em Porto Alegre.

Durante a Reunião Ordinária do Conselho Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, realizado na última quinta-feira, 16, o presidente da Comissão de Jovens Advogados da OAB-MA, Misael Mendes da Rocha Júnior, juntamente com seu vice-presidente, Rômulo Moraes Chagas, entregaram ao presidente da Ordem, Thiago Diaz, o relatório e a Carta de Porto Alegre frutos da participação da Comissão no Colégio Nacional de Presidentes de Comissão de Jovem Advogado/Advogado Iniciante, realizado no início do mês, em Porto Alegre/RS.

“Estamos aqui hoje diante do Conselho, presidente, para lhe entregar simbolicamente a ata da Reunião e a Carta de Porto Alegre que trazem os atos e registros da jovem advocacia nacional tomados durante a reunião do Colégio de Presidentes”, disse Misael Júnior.

Vale registrar que a OAB-MA, durante o Colégio de Presidentes, sugeriu três pautas para o colégio que aprovou duas por unanimidade. O que mostra o comprometimento da advocacia maranhense junto ao colégio de presidentes. As pautas apresentadas pela Comissão de Jovens Advogados da OAB-MA foram: Fiscalização do Piso Ético e Salarial pelo Tribunal de Ética; Criação do Dia Nacional da Jovem Advocacia Solidária e a Elaboração de Curso de Iniciação à Advocacia pela ENA.

O Colégio Nacional de Presidentes de Comissão de Jovem Advogado/Advogado Iniciante ocorreu entre os dias 2 e 3 de junho, em Porto Alegre, e contou com a participação de representantes das 27 seccionais do País.

Objetivo do evento foi concretizar o art. 2º do Provimento nº 162/2015 do Conselho Federal da OAB, em que dispõe que o Plano Nacional de Apoio ao Jovem Advogado Brasileiro tem como diretrizes: a educação jurídica com o objetivo de incentivar e proporcionar a inserção do jovem advogado no mercado de trabalho; a defesa das prerrogativas dos jovens advogados; a política de anuidades diferenciadas e desconto para os jovens advogados, desde que não oriundos de outras carreiras jurídicas, entre outros.